PERFORMANCE ARTE: PRÁTICAS SIMULTÂNEAS, COLETIVAS E COLABORATIVAS

Autores

  • Eduardo Cardoso Amato Unespar
  • Amábilis de Jesus UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7470

Palavras-chave:

PERFORMANCE ART

Resumo

O presente artigo busca traçar uma breve panorâmica de alguns encontros de artistas da performance arte e os modos de existência nas práticas simultâneas, coletivas e colaborativas. Tendo por recorte alguns encontros que de certa forma estão conectados entre si, procuramos salientar os pressupostos adotados, as estratégias de aproximação, periodicidade e as dinâmicas, desde open source performances, open sessions, gatherings, group performances etc. Em certos momentos a cronologia torna-se importante, sobretudo, porque vários dos encontros serviram como inspiração, ou até suporte, para novas iniciativas. Há ainda encontros que interligam os demais, gerando uma espécie de ponto central. Na segunda parte, um dos autores traz o relato de sua participação em alguns dos eventos com o objetivo de exemplificar as formas de articulações e de negociações no âmbito artístico. Ou seja, como as estruturas propiciam metodologias que, mesmo permitindo a individualidade, são voltadas para a coletividade. Também apresentamos, minimamente, as bibliografias indicadas nos sites ou nos programas dos eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cardoso Amato, Unespar

Eduardo Cardoso Amato é artista da performance arte, mestrando do programa de Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Desde 2014 é coordenador do PF espaço de performance art etc - Curitiba.

Amábilis de Jesus, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

Amabilis de Jesus é doutora em Artes Cênicas/Figurino pela UFBA, mestre em Teatro pela UDESC, especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela FAP, licenciada em Artes Plásticas pela UFPR. Desde 1996 é professora no Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP, das disciplinas de Figurino, Cenografia e Estudos da Performance. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

AMATO, E. C. .; SILVA, A. de J. PERFORMANCE ARTE: PRÁTICAS SIMULTÂNEAS, COLETIVAS E COLABORATIVAS. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 368–391, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.28.1.7470. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/7470. Acesso em: 28 abr. 2024.