Metodologia no ensino de ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar física

Autores

  • Fernando Temporini Frederico
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.123

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho intitulado Física em Gibi, realizado com aproximadamente 30 alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental e com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, de uma escola da rede estadual da cidade de Barbosa Ferraz/PR, com a finalidade de realizar experimentos e utilizar histórias em quadrinhos para promover discussões sobre conceitos relacionados com as disciplinas de Ciências e Física. Entretanto, neste artigo serão consideradas apenas as ações relacionadas às histórias em quadrinhos. Utilizando tirinhas matrizes para promover discussões, os alunos envolvidos puderam produzir suas próprias tirinhas como forma de representar o conhecimento construído ao longo das discussões. Após análise dos dados, verificou-se que a metodologia utilizada mostrou-se como um recurso eficaz, capaz de promover condições diferentes de aprendizado para os sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-17

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)