Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto usa notas de rodapé para fins exclusivamente explicativos.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento.
  • Fontes documentais estão referenciadas ao final do trabalho, antecedendo as referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo exigido pela revista.
  • Participei da concepção do trabalho e torno público minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho.
  • Declaro que o presente trabalho atende a todos os procedimentos éticos, nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde, quando for o caso.
  • A Carta de Encaminhamento, preenchida com todos os dados solicitados, está sendo submetida em Documentos Suplementares. O encaminhamento da carta é condição necessária para dar sequência no processo de avaliação.
  • Todos os metadados do sistema da revista foram preenchidos, zelando pela completude das informações de todos os autores, incluindo o ORCID.
  • Todos os autores devem ter cadastro ORCID, disponível gratuitamente em: http://orcid.org.
  • Em caso de aceitação deste manuscrito, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista NUPEM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do manuscrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Diretrizes para Autores

Última atualização em: 03 de junho de 2021

1. A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para a área Sociais e Humanidades. Publica artigos e dossiês em conformidade à política editorial do periódico. Não há cobrança de taxa de submissão aos autores.

2. Eventuais violações éticas serão discutidas pela Comissão Editorial do periódico. A Revista NUPEM segue o código de conduta ética em publicação recomendado pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e as condutas de Boas Práticas de Editoração - Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/code-conduct).

3. A Revista NUPEM recebe artigos em português, inglês ou espanhol.

4. O conteúdo dos trabalhos cujos autores são identificados representa o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista, do Conselho Editorial ou da Universidade Estadual do Paraná.

5. O(a) autor(a) do texto submetido deve possuir titulação de Doutor. Em caso de coautoria, não há exigência mínima para titulação.

6. Trabalhos em coautoria representam a efetiva participação de todos os autores na concepção, no desenvolvimento e na escrita. O Conselho Editorial da Revista NUPEM reserva-se o direito de solicitar informações e recusar manuscritos cuja coautoria manifestada não seja adequadamente explicitada.

7. A publicação de qualquer trabalho está condicionada à aprovação prévia do Conselho Editorial da Revista NUPEM e ao atendimento das condições descritas nestas orientações. Cabe ao Conselho Editorial definir, a cada número da revista, os critérios para reunir os trabalhos já aprovados.

8. Os textos enviados serão apreciados previamente pelo Conselho Editorial, que encaminhará aos pareceristas aqueles que considerar adequados à linha e aos critérios editoriais da revista. Os trabalhos serão submetidos para avaliação de 2 pareceristas externos e, se necessário, encaminhados para um terceiro consultor, no sistema blind peer review.

9. Os manuscritos serão avaliados pelos pareceristas quanto à relevância; originalidade; coerência entre objetivos, método, resultados e conclusões; contribuições ao campo da pesquisa; linguagem e normalização científica. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre do Conselho Editorial.

10. A Revista NUPEM reserva-se o direito de não aceitar a submissão de textos que não estejam de acordo com sua linha editorial, bem como de não avaliar ou publicar trabalhos de mesma autoria em intervalos inferiores a um ano. A Revista só aceitará manuscritos inéditos.

11. Após apreciação pelos pareceristas e Conselho Editorial, o manuscrito poderá ser aprovado para publicação, reprovado ou aceito com revisões. Neste último caso, será dado um prazo ao(s) autor(es) para a reformulação em conformidade ao parecer.

12. Em caso de aprovação para publicação, a Revista NUPEM permite-se introduzir pequenas alterações formais no texto, em conformidade aos critérios e normas operacionais internas.

13. Os artigos devem conter no máximo 10.000 palavras, incluindo resumo de até 150 palavras e até 4 palavras-chave, e referências.

14. Os textos devem ser digitados em Word for Windows, formato A4, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, recuo de parágrafo 1,25 e margens de 3 cm.

15. Os textos não devem conter identificação dos autores. Para remover a identificação das propriedades do arquivo o autor dos originais deve realizar os seguintes procedimentos: Em documentos do Microsoft Office: (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documentos > Inspecionar > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

16. Em Documentos Suplementares deve ser anexada Carta de Encaminhamento preenchida e assinada, disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/libraryFiles/downloadPublic/16.

17. Além da Declaração de Responsabilidade e do Termo de Cessão de Direitos Autorais, efetivados por meio da Carta de Encaminhamento, a Revista NUPEM utiliza da ferramenta CopySpider para auxiliar na política anti-plágio.

18. Gráficos, tabelas, ilustrações e figuras devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas e identificadas.

19. O arquivo completo do trabalho pode ter no máximo 5 MB.

18. Orientações gerais sobre a padronização dos trabalhos enviados:

  • TÍTULO deve ser centralizado, em letra maiúscula e em negrito, em português, espanhol e inglês;
  • RESUMO em um único parágrafo, espaçamento simples, de no máximo 150 palavras, acompanhadas de até quatro palavras-chave, em português, espanhol e inglês;
  • CITAÇÕES no interior do texto devem observar a seguinte norma: sobrenome do autor em caixa baixa, ano da obra, vírgula e a página. Ex: Kuhn, 1978, p. 216;
  • CITAÇÕES no corpo do texto devem vir entre aspas. As citações com mais de três linhas deverão vir fora do corpo do texto, contendo a mesma fonte, tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4 cm à esquerda;
  • ASPAS devem ser utilizadas: em citações diretas (até três linhas); menções de eventos ou obras como livros, capítulos, artigos, filmes; citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque. As aspas, nesse caso, devem ser usadas com moderação;
  • ITÁLICO deve ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira;
  • NEGRITO e SUBLINHADO devem ser evitados.
  • NOTAS DE RODAPÉ devem ser inseridas no final de cada página, e devem ser de caráter exclusivamente explicativo;
  • FONTES DOCUMENTAIS devem ser referenciadas ao final do manuscrito, antecedendo as referências;
  • REFERÊNCIAS das obras citadas devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, sem abreviação dos nomes dos autores, em tamanho 12 e espaçamento 1,5, conforme Normas da ABNT.

Exemplos de referências

Periódico científico

ORO, Ari Pedro. A política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e político brasileiros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 53, p. 53-69, out. 2003.

Livro

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Capítulo de livro

PALMEIRA, Moacir. Política e tempo: nota exploratória. In: PEIRANO, Mariza (Org.). O dito e o feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, p. 171-177.

Teses / Dissertações / Monografias

SILVA, Elaine Cristina. Contradições e conflitos na atuação de empresas e do INSS no processo de retorno ao trabalho de trabalhadores afastados por LER/DORT. 231f. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.

Trabalhos publicados em eventos

NASCIMENTO, Lara Pazinato et al. Quando as pautas são maiores que as placas: católicos e evangélicos pela defesa da vida. In: Seminário Internacional Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo (UEL-UBI). Anais... Londrina: UEL, 2019, p. 71-86.

Material publicado em meios eletrônicos

MEGAL, Bela. Haddad pede a lideranças católicas que façam alertas sobre notícias falsas a fiéis. O Globo. 11 out. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2ybEyA4. Acesso em: 15 mar. 2019.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.