Contribuições da pesquisa (auto) biográfica para a elaboração de projetos de vida de alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7879

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Pesquisa Auto (biográfica), Projeto de vida, Narrativas de jovens

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi dialogar com os princípios da pesquisa (auto)biográfica, de modo a investigar as contribuições das narrativas para desencadear a elaboração de projetos de vida de alunos do Ensino Médio. Discute-se primeiramente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco no Ensino Médio, que inclui o projeto de vida como eixo central da organização escolar. Na sequência, dialoga-se com autores que abordam a temática na perspectiva das narrativas biográficas e, com base nesse diálogo, elabora-se um protocolo de pesquisa. Por fim, realiza-se a análise da narrativa de uma das participantes, convidando a refletir sobre o desenvolvimento dessa proposta. Os dados permitiram observar que o roteiro proposto estimulou a participante a narrar sua trajetória, o que resultou em um processo de auto-organização biográfica que permitiu ir além dos acontecimentos vividos em busca de sentidos para sua vida futura.

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção