O gênero como marca de sociabilidades entre adolescentes escolares

Autores

  • Anderson Patrick Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Wilma de Nazaré Baia Coelho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.440

Palavras-chave:

Gênero, Sociabilidades Adolescentes, Escola Básica

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico sobre o gênero como marca de sociabilidades entre adolescentes escolares. Tem o objetivo de analisar, segundo Bardin (2011), o que dizem teses e dissertações, defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros entre 2004 e 2013, sobre esta temática. Como aporte teórico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2009). Os resultados revelam que o estudo sobre as influências do gênero nas sociabilidades adolescentes, neste período, apresentam o preconceito e a violência institucional como principais agentes influenciadores da aceitação (ou não) coletiva e da permanência de adolescentes homossexuais e transgêneros na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos