Chamada de artigos para Dossiês de 2024
A Revista NUPEM divulga chamada de artigos para Dossiês que serão publicados em 2024.
Convidamos vocês a consultarem as propostas e submeterem seus trabalhos, conforme orientações disponibilizadas no site da revista: <https://bit.ly/3xkbJz8>. Abaixo seguem as descrições das propostas e as datas para submissão.
*Informamos ainda, que a Revista NUPEM continua recebendo artigos em fluxo contínuo.*
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DOSSIÊ
Memórias ocultas: debates em torno da verdade, dos silenciamentos e do esquecimento
Submissão: 01 de outubro de 2023 a 15 de janeiro de 2024
Publicação: v. 16, n. 37, maio/ago. 2024
Orgs: Fabio Lanza (UEL), José Wilson Assis Neves Júnior (UNESP) e Marina Dias Lucena Adams (Brown University)
Em 18 de novembro de 2011 o governo de Dilma Roussef (Partido dos Trabalhadores) deu um importante passo para o fortalecimento das estruturas democráticas brasileiras. Por intermédio da promulgação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527) e pela criação da Comissão Nacional da Verdade (Lei n. 12.528) o Estado brasileiro assumia a responsabilidade de, por fim, se retratar pelos crimes cometidos durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985).
Aproximadamente uma década após a publicação do primeiros Relatórios das Comissões da Verdade (2014), que se instauraram em distintos níveis da estrutura federativa brasileira, evidencia-se o fortalecimento tanto dos processos de disponibilização de fontes de pesquisas quanto do desenvolvimento de novas investigações sobre a temática, que possibilitam o debate acerca da memória e da verdade em prol da reparação das ações autoritárias e antidemocráticas do passado e da valorização das vítimas das diferentes formas de repressão e autoritarismos.
É dentro desta perspectiva que o presente dossiê convida à submissão de artigos provenientes dos campos de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais que busquem contribuir com este processo de exercício da memória e da verdade relativa, particularmente, aos períodos marcados por regimes de exceção. Neste sentido, serão recepcionados trabalhos que se apropriem de métodos de pesquisa documental ou da história oral e abordem o passado recente dos países latino-americanos, particularmente no que tange as investigações acerca dos regimes autoritários que tomaram forma durante o século XX, inclusive pensando suas continuidades na contemporaneidade.
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DOSSIÊ
Formação de professores que ensinam matemática e Identidade Profissional Docente
Submissão: 01 de fevereiro de 2024 a 01 de abril de 2024
Publicação: v. 16, n. 38, set./dez. 2024
Orgs: Marcia C. C. T. Cyrino (UEL); Celi Espasandin Lopes (PUC-Campinas); Andreia M. de Oliveira (UFBA)
A formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática (PEM) é um processo complexo que envolve a interação de diferentes aspectos, quais sejam: conhecimento matemático; conhecimento sobre o ensino de matemática; compreensão de como estudantes aprendem; conhecimentos, expectativas, concepções e interesses de formandos; características, conhecimentos e concepções de formadores e de outros participantes de programas de formação; propósitos, formas de avaliação, currículo, aproximações pedagógicas e organização de programas de formação; organização e propósitos de sistemas educacionais, de materiais pedagógicos e de pesquisas educacionais, dentre outros.
A comunidade de PEM é constituída por diferentes atores, por exemplo, licenciados(as) em Pedagogia e em Matemática, pessoas formadas no Magistério, em nível médio, e aquelas formadas em outras áreas com habilitação para atuar como professores.
Na últimas décadas, pesquisadores e formadores que atuam em programas de formação de PEM têm trabalhado na busca de compreender: a natureza e a estrutura dos conhecimentos necessários aos PEM; a organização do ensino para essa formação; as histórias de professores e de formadores; o desenvolvimento profissional, a identidade profissional (IP) docente e a aprendizagem de PEM; fatores intervenientes nos processos de formação; a articulação entre a universidade e a escola para a formação de PEM, dentre outras temáticas.
Entendemos que a IP de PEM desempenha um papel central na compreensão das práticas de ensino; na motivação para ensinar; no bem-estar pessoal e profissional; na construção de futuras gerações para que possam pensar a matemática como uma possibilidade de transformação que visa equidade social; colocando-se como um desafio que envolve outras dimensões para além da construção de conhecimentos essenciais para a sua atuação profissional. Desse modo, no presente dossiê incentivamos os(as) autores(as) a compartilhar reflexões oriundas de investigações a respeito da constituição da IP de PEM em programas de formação inicial e continuada de professores.
Temos interesse em artigos que discutam a Identidade Profissional associada aos seguintes temas:
* - Agência profissional docente;
* - Educação interdisciplinar;
* - Profissionalismo colaborativo;
* - Formação continuada e orientações curriculares;
* - Formação docente e campos conceituais específicos;
* - Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação inicial ou continuada;
* - Formação de formadores;
* - A relação entre a identidade profissional docente e a prática pedagógica em matemática;
* - A influência da cultura e do contexto na identidade profissional docente de professores que ensinam matemática;
* - Políticas públicas e a formação de professores de matemática.