O DESENVOLVIMENTO MUSICAL COMO BASE PARA INTERPRETAÇÃO DE ESCALAS AVALIATIVAS EM MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2021.15.2.7972

Palavras-chave:

Desenvolvimento musical, Avaliação musical, Escalas, Musicoterapia, Educação Musical

Resumo

O desenvolvimento musical, em geral, segue um padrão típico e observável e, em música, as escalas avaliativas auxiliam no apontamento do estado atual de desenvolvimento do aluno/paciente atendido, incluindo aí, o desenvolvimento musical. Neste sentido, o presente trabalho, do tipo Revisão Narrativa, teve como objetivo verificar as interfaces possíveis entre o desenvolvimento musical e a interpretação de escalas de avaliação em música. Para tanto, os autores condensaram os marcos do desenvolvimento musical informados pelos estudos de Kenney (2008), Parizzi (2009) e Monteiro (2011) e refletiram sobre a aplicabilidade do conhecimento de tais marcos aliados ao correto entendimento das escalas avaliativas em música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mt. Ettore Carlo, Clínica Neurosinc

Possui graduação em Musicoterapia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2020) e pós-graduação em neurociências pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente, como clínico é atuante na reabilitação e habilitação do paciente neurológico em clinicas multidisciplinares e clínica de musicoterapia. Também realiza supervisão clinica com musicoterapeutas de diversos estados do Brasil. Como professor e pesquisador, atua ministrando aulas e cursos sobre musicoterapia e neurociências e realiza pesquisas nas áreas de musicoterapia e reabilitação/habilitação do paciente neurológico, musica na evocação e geração de movimentos, música e sono e processamento musical.

Gleisson Oliveira, UERN

Educador Musical e Musicoterapeuta. Doutor, Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Desenvolve pesquisas acerca das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com autismo. Autor da Escala DEMUCA (Escala do Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo) e do PROEME (Protocolo Organizador da EducaçÃo Musical Especial).

Downloads

Publicado

2023-11-10