Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare <p>A Revista InCantare (Qualis A4) é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná. A revista foi criada no ano de 2010, intitulada NEPIM e no ano de 2012 foi renomeada para InCantare. Possui caráter interdisciplinar e dedica-se à publicação de artigos originais e inéditos de autores filiados a grupos de pesquisa, que tragam contribuições para o campo da Musicoterapia, da Música, da Educação, da Saúde e de áreas afins. Atualmente, a revista encontra-se indexada nas bases Sumários (nacional), Latindex (latino americano), e Copernicus (internacional). As contribuições enviadas pelos autores serão submetidas ao processo de revisão cega por pares de no mí­nimo dois relatores mais a revisão dos editores.</p> pt-BR revista.incantare@unespar.edu.br (Profª Drª Mariana Lacerda Arruda) rodrigo.vicente@unespar.edu.br (Prof Dr Rodrigo Vicente) Fri, 17 Nov 2023 10:35:04 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA MUSICAL NO DESEMPENHO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM ADULTOS https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8093 <p><strong>Objetivo</strong>: Comparar os resultados dos testes <em>Gap In Noise</em> - GIN, <em>Masking Level Difference</em> - MLD e <em>Pitch Pattern Sequence</em> - PPS, entre músicos amadores (grupo experimental-GE) e participantes sem qualquer experiência musical (grupo controle-GC). <strong>Método</strong>: 30 participantes dos sexos masculino ou feminino, de 18 a 30 anos, divididos em (idade média = 21,33 ± 3,08 anos), distribuídos em dois grupos: 15 músicos amadores (idade média = 20,46 ± 1,72 anos) e 15 voluntários do grupo controle (idade média = 22,0 ± 3,92 anos). Todos os participantes foram submetidos à avaliação audiológica básica e aos testes não verbais <em>Gap In Noise</em> – GIN; <em>Masking Level Difference</em> – MLD e <em>Pitch Pattern Sequence</em> – PPS. Na análise, utilizou-se estatística descritiva e aplicação do teste inferencial de Kruskal-Wallis para verificar a significância entre os resultados dos dois grupos. <strong>Resultados</strong>: As porcentagens médias encontradas nos resultados dos dois grupos demonstraram diferença estatisticamente significativa nos testes <em>Gap In Noise</em> (GIN) e <em>Pitch Pattern Sequence</em> (PPS), nas etapas e murmúrio e nomeação, com melhor desempenho dos músicos amadores comparados aos não músicos. No teste <em>Masking Level Difference</em> (MLD), não houve diferença significativa entre os grupos, notando-se, porém, melhor desempenho dos músicos amadores. Verificou-se ainda, diferença significativa entre o número de resultados normais e alterados, ressaltando que todos os testes alterados estavam relacionados ao grupo de não músicos. <strong>Conclusão</strong>: Músicos amadores apresentaram resultados melhores nos testes não-verbais da avaliação do processamento auditivo central em relação ao grupo de participantes sem experiência com a música.</p> Vanessa Bohn, Louise Mendes de Moraes, Pierangela Nota Simões, Débora Lüders, Maria Renata José, Adriana Moreira de Lacerda Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8093 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 VIOLÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8174 <p>A violência circula por toda a sociedade brasileira e também entre muros nas instituições de ensino superior. Esta revisão de escopo buscou mapear as produções científicas que tratem da temática da violência no contexto do ensino superior, identificando os tipos de violência e a população que a sofre. Foram realizadas buscas no Portal Capes; BVS; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; Scielo; Psycinfo; Scopus; Web of Science; ERIC. O período de busca ocorreu entre 03 e 04 de julho de 2021, com atualização em 23 de março de 2022, com os descritores <em>violence against women</em>; <em>higher education</em> (<em>universities</em>) e seus correspondentes em língua portuguesa e língua espanhola, aplicando os operadores booleandos <em>AND</em> e <em>OR</em>. Como resultado obteve-se 12 trabalhos que abordam esta temática. A área da saúde e saúde/educação concentra o maior número de publicações. Os tipos de violência foram de gênero, agressão física, agressão sexual, abuso infantil, familiar ou doméstica, importunação sexual violência sexual; atitudes intimidantes, insultos, sexo forçado, violência emocional e violência física; assédio moral e sexual, negar acessibilidade ao(a) aluno(a), abuso de poder, de autoridade (violência acadêmica); violência ocupacional. A população que sofre a violência são estudantes, docentes e servidoras. As mulheres são as mais expostas a sofrerem violência.</p> Sheila Beggiato, Crismarie Hackenberg, Valdomiro de Oliveira, Gislaine Vagetti Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8174 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 INVESTIGANDO A ATENÇÃO COMPARTILHADA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM SESSÕES DE MUSICOTERAPIA https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8189 <p><strong>Objetivo:</strong> Investigar ocorrências de atenção compartilhada de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) desencadeadas em sessões de musicoterapia. <strong>Método:</strong> A amostra foi composta por 31 crianças, de 2 a 8 anos, diagnosticadas com TEA e atendidas por equipe multidisciplinar. Para traçarmos o perfil inicial da criança aplicou-se a versão traduzida da escala <em>Individualized Music Therapy Assessment Profile</em> – IMTAP; para avaliação dos comportamentos não adaptativos utilizou-se o <em>Autism Behavior Checklist</em> – ABC e para avaliação das habilidades de linguagem, a ADL 2. Em seguida, foram filmadas sessões de musicoterapia e analisadas as ocorrências de atenção compartilhada e de pulso compartilhado por meio da ferramenta ELAN. <strong>Resultados:</strong> No IMTAP, todos os domínios mostraram-se deficitários, sendo os de musicalidade (16,7%), habilidades emocionais (31,5%) e habilidades cognitivas (36,4%) os de menores índices. Foram observadas 20,1 ocorrências de atenção compartilhada (dp=10,8) e 5,0 de pulso compartilhado (dp=1,37).&nbsp; <strong>Conclusão:</strong> As estratégias da musicoterapia que mais contribuíram para que as crianças compartilhassem a atenção foram as intervenções realizadas com instrumentos musicais ou com o canto. As ações utilizando o fazer musical (improvisar ou acompanhar canções) foram bastante favoráveis para o engajamento entre o musicoterapeuta e a criança.</p> <p>&nbsp;</p> Carolina Ferreira Santos, Fernanda Miranda da Cruz, Jacy Perissinoto, Ana Carina Tamanaha Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8189 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 ANÁLISES QUANTITATIVAS DE DADOS QUALITATIVOS: USO DE TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE TEXTOS PARA A CLÍNICA MUSICOTERAPÊUTICA https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8293 <p><span style="font-weight: 400;">A mineração de textos é um processo de mineração de dados que tem como objetivo extrair informações úteis de conjuntos de dados não estruturados ou semiestruturados, como e-mails, arquivos HTML ou transcrições. Este estudo propõe a utilização de técnicas de mineração de textos para avaliar a comunicação verbal em sessões de musicoterapia. Para tanto, foram transcritas sessões realizadas pelo projeto Efeitos de Intervenções Musicoterapêuticas na Qualidade de Vida de mulheres negras. As técnicas de nuvem de palavras, modelagem por tópicos e análise de sentimentos foram empregadas nesta pesquisa. A modelagem por tópicos identificou quatro agrupamentos de palavras denominados de “Mulheres Negras”, “Reflexões”, “Musicoterapia” e “Dores”. Por sua vez, a análise de sentimentos identificou uma distribuição ampla de sentimentos, com predominância de sentenças neutras ou positivas, fortemente enviesada para a direita e concentrada em torno da média, com poucas sentenças extremamente negativas ou positivas. Estes dados sugerem que as sessões trataram de questões sentimentais relacionadas às mulheres negras participantes e promoveram bem-estar para esta população. De acordo com os relatos das participantes em resposta a um questionário ao fim dos atendimentos musicoterapêuticos, os resultados da mineração de textos estão em consonância com a percepção das participantes. Neste sentido, a mineração de textos é uma técnica promissora para a compreensão da comunicação verbal em atendimentos musicoterapêuticos, e pode ser utilizada em futuras pesquisas para investigar, com mais evidências, estas e outras possibilidades para a prática clínica da musicoterapêutica.</span></p> Frederico Pedrosa, Jeniffer Reis Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8293 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 CAPA https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8461 Revista InCantare Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8461 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 EXPEDIENTE https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8458 Revista InCantare Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8458 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 FICHA CATALOGRÁFICA https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8459 Revista InCantare Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8459 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 SUMÁRIO https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8457 Revista InCantare Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8457 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300 EDITORIAL https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8460 Mariana Lacerda Arruda Copyright (c) 2023 Revista InCantare https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/8460 Fri, 17 Nov 2023 00:00:00 -0300