NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS
a) Os artigos deverão conter entre 12 e 18 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto arquivo docx, em formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens de 2,0 cm, sem numeração de páginas.
b) Os autores devem submeter os artigos dentro das normas de formatação da Revista FormAção.
c) As condições gramaticais, de ortografia e sintaxe serão de responsabilidade do autor.
d) Os originais submetidos devem ser uma contribuição inédita e que não esteja submetida para outro periódico. No caso de não ineditismo que os autores apresentem justificativa da importância da publicação.
e) Acerca da política de direitos autorais todos artigos publicados serão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY.
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS
1. Inicial
a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo. Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula. Não ultrapassar 16 palavras.
b) Resumo: deve ser redigido em português, independente da língua em que o texto estiver escrito. Colocar, antecedendo o texto, a palavra Resumo em caixa baixa (inicial maiúscula) e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 250 palavras. Fonte: Times New Roman, tamanho 11.
c) Palavras-chave: indicar entre 3 e 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto. Colocar o termo Palavras-chave em caixa baixa e negrito, primeira letra em maiúscula.
d) Para o Título em inglês: seguir as mesmas normas indicadas para o título.
e) Para o Abstract: seguir as mesmas normas indicadas para o resumo.
f) Para Key-words: seguir as mesmas normas indicadas para palavras-chave.
g) Para o espanhol devem seguir as orientações percucientes a titule, resumen e palabras-clave.
h) O resumo deverá ser enviado em Língua Portuguesa, em Inglês e em Espanhol.
i) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
j) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário declarar essa origem em nota de rodapé.
l) Os autores poderão constar nominados na esquerda logo após o título com informações em nota de rodapé de Titulação, Vínculo institucional, lattes (para brasileiros), orcid, email de contato.
m) No ato da submissão os autores devem carregar um arquivo identificado e um sem identificação.
2. Corpo do texto
a) O texto do artigo científico deve conter os seguintes tópicos: Introdução: contendo Material e Métodos ou, Metodologia; Desenvolvimento; Resultados; Discussão (Resultados e Discussão podem ser apresentados num mesmo tópico se os autores preferirem) e Considerações Finais. Em casos especiais (p.ex. trabalhos essencialmente teóricos) será permitida a organização somente nos tópicos: Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais. Os tópicos devem ser apresentados em negrito e caixa baixa, somente inicial em maiúscula, podem ter título criado pelo autor em convergência com o conteúdo da seção.
b) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 ente linhas.
c) Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Quando mais longas do que 03 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto (fonte 11), em espaçamento simples e sem as aspas. As referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: (sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação). Exemplo: (COSTA, 2003). Quando as citações vierem incluídas no corpo do texto, devem ser expressas em minúsculas e somente com a inicial em maiúsculo, e somente o ano entre parênteses. Exemplo: Costa (2003).
d) Notas explicativas: quando utilizadas, devem ser colocadas no rodapé da página e ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva. Alinhamento justificado, espaçamento 10, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.
e) Subtítulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em itálico, com maiúscula somente a primeira palavra da seção. Exemplo: Relação teoria e prática na formação de professores. Não numerar: Introdução, Desenvolvimento, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências.
f) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos, etc. devem ser inseridos no texto logo após serem citados, contendo a devida explicação (legenda) na parte inferior (quando se tratar de ilustrações) ou superior (quando se tratar de tabelas ou quadros), e numeradas sequencialmente (ex. Figura 1. Modelos didáticos desenvolvidos por alunos do ensino médio da rede pública de ensino do município de União da Vitória, Pr.), constar fonte abaixo (ex. Organização dos autores).
3. Referências
Colocadas logo após o término do artigo. Seguir normas da ABNT em uso. Exemplos:
Artigo de periódico:
BARBOSA, M. C.; NAVARRO, V. M.; QUEIROZ, P. G. Física e arte nas estações do ano. In: Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. v. 13, n.1, 2004, p.33-54.
Livros e folhetos:
HARBONE, J. B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988. 382p.
Capítulos de livros:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 7-16.
Monografias, dissertações e teses:
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1986. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)–Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.
Congressos, Conferências, Encontros e outros eventos:
CALDAS, G. R.; UJIIE, N. T.; GOMES, P. C. A desvinculação da filosofia da ciência nos cursos de licenciatura em química. In: Anais EDUCERE. PUCPR, Curitiba-PR, 2021, p. 7037-7046.