A Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno possibilitando espaços de fala

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Juliane Aparecida Zambão Ignacio
Paola Andressa Scortegagna

Resumen

Este estudo tem como propósito analisar a evasão escolar no Ensino Médio regular noturno, compreendendo a complexidade e natureza do problema. Além disso, busca proporcionar o espaço para que os alunos afetados por essa realidade possam expressar suas vozes e experiências, visando que sejam ouvidos e compreendidos. O objetivo geral é analisar as perspectivas dos alunos do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino no Município de Ponta Grossa, Paraná. Esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório, utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados junto aos alunos do Ensino Médio na rede estadual. Os dados coletados foram examinados à luz dos referenciais teóricos mencionados ao longo do trabalho. Nesta pesquisa, compreendemos que os fatores que contribuem para a evasão estão intrinsecamente ligados ao ambiente escolar e interconectados com o contexto social, econômico e político dos alunos. O estudo também se concentra nos fatores que colaboram para a evasão escolar e na percepção dos alunos em relação a esses elementos.

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Artigos
Biografía del autor/a

Juliane Aparecida Zambão Ignacio, UEPG

Pedagoga. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Paola Andressa Scortegagna, UEPG

Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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