Formação de professores para a EJA análise das pesquisas apresentadas no GT 18 da ANPED

Contenido principal del artículo

Thais Caroline de Freitas Negrello
Érico Ribas Machado

Resumen

Este artigo traz como tema a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral da pesquisa é identificar qual a concepção de formação de professores para a EJA presente nas pesquisas publicadas no GT 18 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), entre 2011 a 2021. Os objetivos específicos são: analisar o histórico da EJA, bem como suas legislações, desde sua origem até a atualidade; vislumbrar quem são os professores e alunos desta modalidade de ensino; mapear a concepção de formação de professores para a EJA que trazem as pesquisas publicadas na ANPED. A pesquisa possui abordagem qualitativa e configura-se como bibliográfica. A partir da análise dos dados obtidos, não se identificam menções a respeito de uma formação inicial docente específica para atuação na EJA, assim como, muitas vezes, a mesma também não tem espaço de reflexão e discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia, o que pode gerar fragilidades no processo formativo desse profissional. Constata-se que a formação continuada se torna de grande relevância por ser, muitas vezes, a única formação específica de educadores que podem atuar na Educação de Jovens e Adultos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Thais Caroline de Freitas Negrello, UEPG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR. Pedagoga formada pela UEPG. Integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – NUPEPES.

Érico Ribas Machado, UEPG

Professor Doutor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR. Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – NUPEPES.

Citas

ANDRADE, F. A.; SANTOS, M. E. S. Identidades reconhecidas: a história de vida do educador como fator de sucesso no âmbito da educação das pessoas jovens e adultas. In:

Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. 35º Reunião Nacional ANPEd. Porto de Galinhas, 2012.

ARROYO, M. A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania, Minas Gerais, n. 11, p. 221-230, abr. 2001.

ARROYO, M. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-32.

BARRETO, V. Formação permanente ou continuada. In: SOARES, L. (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 93-102.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2006.

DANTAS, T. R.; NUNES, E. J. F.; LAFFIN, M. H. L. F. Formação de professores e práticas educativas na EJA. In: AMORIM, A.; DANTAS, T. R.; AQUINO, M. S. (org.). Educação de Jovens e Adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade

multicultural. Salvador: Edufba, 2017. p. 183-204.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Educação de Jovens e Adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, M.; ROMÃO,

J. E. (org.). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-24.

FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREITAS, J. A. de. A cartografia da constituição do sujeito professor da educação profissional e tecnológica em um curso do proeja: fazendo-se no caminho. In: Plano Nacional de

Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 37º Reunião Nacional

ANPEd. Florianópolis, 2015.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de Jovens e Adultos: Teoria, Prática e Proposta. São Paulo: Cortez, 2011

LAFFIN, M. H. L. F. Formação docente na educação de jovens e adultos: um ensaio

problematizando a modalidade a distância, um curso com processos avaliativos e a produção escrita sobre intervenções educativas. In: Educação e Justiça social. 34º Reunião Nacional ANPEd. Natal, 2011.

MOURA, T. M. de M. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, p. 45-72, jul-dez. 2009.

MOURA, A. P. A. Construção da identidade do docente da educação de jovens e adultos: contribuições da prática de ensino e da extensão universitária. In: Plano Nacional de

Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 37º Reunião Nacional

ANPEd. Florianópolis, 2015.

MOURA, A. P. de A. A inserção da Extensão Universitária nos currículos de Graduação e suas contribuições junto aos cursos de formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos. In: Educação pública e pesquisa: ataques, lutas e resistências. 39º Reunião Nacional ANPEd. Niterói, 2019.

OLIVEIRA, B. A socialização do saber sistematizado e a dimensão política da prática especificamente pedagógica. Enfoque, Brasília, n. 26, p. 1-11, 1985.

PARANÁ. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Curitiba, 2006.

PINHO, C. W. de. Trajetórias de formadores/as de educadores/as de pessoas jovens e adultas no brasil. In: Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!. 40º Reunião Nacional ANPEd. Belém do Pará, 2021.

PORCARO, R. C.; SOARES, L. J. G. Caminhos e desafios a formação de educadores de jovens e adultos. In: Educação e Justiça social. 34º Reunião Nacional ANPEd. Natal, 2011.

SANTI, W. da S. Educação de Jovens e Adultos: reflexões teóricas sobre os seus sujeitos. In: XIX ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH - RIO, 19., 2020, Rio de Janeiro. História do

Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. Rio de Janeiro: Anpuh, 2020. p. 1-21.

SARAIVA, C. D. Formação continuada docente na EJA a luz do pensamento complexo. In: Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!. 40º

Reunião Nacional ANPEd. Belém do Pará, 2021.

SCORTEGAGNA, P. A.; FONSECA, I. de S. A formação profissional docente para a

modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Horizontes, [S. l.], v. 38, n. 1, p. e020040, 2020. DOI: 10.24933/horizontes.v38i1.910. Disponível em:

https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/910. Acesso em: 22 fev. 2024.

SILVA, W. C. da; ARAÚJO, F. M. de B. Formação de professores da educação de jovens e adultos: ensaio sobre a possibilidade de diálogo entre o conceito de capital cultural e a crítica à educação bancária. In: Educação e Justiça social. 34º Reunião Nacional ANPEd. Natal, 2011.

SOARES, R. C. e S.; SOARES, L. J. G. Formação inicial, inserção e atuação profissional na EJA. In: Educação pública e pesquisa: ataques, lutas e resistências. 39º Reunião Nacional ANPEd. Niterói, 2019.

VEIGA, L. L. de A. da. A Educação de Jovens e Adultos: histórico, panorama e proposta de intervenção pedagógica por meio do lúdico. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,

Seropédica, 2017.