Atitudes Sociais de Professores da Educação Infantil em Relação à Inclusão contribuições para um ambiente educacional inclusivo

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Adriana Alonso Pereira

Abstract

As atitudes sociais em relação à inclusão podem influenciar a forma como os professores se relacionam com seus alunos, inclusive com as crianças que apresentam alguma necessidade educacional especial. Nesse sentido, conhecer as atitudes sociais de professores da Educação Infantil pode ser relevante, uma vez que esses professores atuam diretamente na formação inicial das crianças e podem contribuir para o desenvolvimento de atitudes mais favoráveis em relação à inclusão de crianças pertencentes ao público elegível da Educação Especial. Desse modo, este estudo teve como objetivo geral verificar as atitudes sociais de professores da Educação Infantil em relação à inclusão e, como objetivo específico, discutir possíveis relações entre as atitudes sociais e a variável demográfica idade. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à inclusão (ELASI) e um formulário de caracterização dos participantes, com questões demográficas. Os dados da ELASI foram analisados a partir da atribuição de um escore para cada professor. A análise do formulário de caracterização focou em possíveis relações entre as atitudes dos professores e sua idade. Apesar de não terem sido utilizados testes estatísticos que confirmem a hipótese inicial de que professores mais jovens apresentam atitudes sociais mais favoráveis à inclusão, os resultados indicaram uma tendência nesse sentido, conforme evidenciado na literatura especializada.

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Adriana Alonso Pereira, UNESP/Marília-SP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Unesp/Marília.

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