As Percepções das Crianças com TEA sobre sua Escola de Educação Especial

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Geovana Aparecida de Oliveira Carvalho
Gisele Brandelero Camargo

Abstract

Esse texto traz considerações de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender as percepções das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio das suas falas, verbais e não verbais, sobre seu processo escolar em uma escola de Educação Especial. Com abordagem qualitativa, essa pesquisa exploratória teve como objeto de estudo essas formas de comunicação das crianças com TEA acerca de sua inserção na escola. Pelo viés da Sociologia da Infância, compreende-se a criança como sujeito histórico, cultural e social, detentora de direitos, competente para interpretar e agir no mundo que vive. Com essa perspectiva, os dados da pesquisa foram coletados em uma escola de Educação Especial, com as crianças do Ensino Fundamental, por meio de observação e entrevistas individuais. Os resultados da pesquisa apontam que a criança com TEA, mesmo com suas especificidades e alterações no aspecto da comunicação, expressa-se eficientemente quando interage em um espaço propício e através de meios que permitam tal feito. Considerando suas percepções de mundo, suas falas são importantes e podem influenciar os contextos em que estão inseridas.

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Author Biographies

Geovana Aparecida de Oliveira Carvalho, UEPG

Licenciada em Pedagogia, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Gisele Brandelero Camargo, UEPG

Doutora em Educação, Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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