Reflexões sobre a formação do pedagogo que atua em espaços da Educação Social diferentes contextos e seus sujeitos
Main Article Content
Abstract
No Brasil a Educação Social é uma área de atuação que ainda não tem um profissional com formação específica, ou seja, é uma profissão que está em processo de regulamentação e seu profissional, o educador social, ainda pode ter diferentes formações, desde o Ensino Médio completo até graduações que variam muito. Assim, o Pedagogo vem atuando nessa área em instituições, principalmente, não escolares. Este texto apresenta uma investigação realizada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí. O objetivo foi investigar os espaços não escolares de atuação do Pedagogo na cidade de Naviraí-MS, com o intuito de entender o perfil e a atuação desse profissional nas instituições que visam o desenvolvimento social. Em relação à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, apoiada em análise documental e entrevista semiestruturada com um sujeito da área. Como resultado verificou-se que os espaços não escolares de Naviraí se concentram basicamente no contexto da Gerência de Assistência Social (GEAS) da cidade e, por vezes, Pedagogos são contratados para atuarem como educadores sociais.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
References
AGUIAR, M. A. da S.; BRZEZINSKI, I.; FREITAS, H. C. L.; SILVA, M. S. P. da; PINO, I.
R. Diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia no Brasil: Disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Sociedade – Especial, Campinas, SP, v. 27, n. 96, p. 819-842, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sckL7kBHbJtY3VnqMNTFVQf/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 fev. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica: Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Caderno de Orientações Técnicas sobre os gastos no pagamento dos profissionais das equipes de referência do SUAS. 2016. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/caderno_orientac oestecnicas_gastosnopagamento.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
CALIMAN, G. A Pedagogia Social na Itália. In: SILVA, Roberto da; NETO, João Clemente de Souza; MOURA, Rogério Adolfo de. (Orgs) Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
CERONI, M. R. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não escolares. In. 1. Congr. Intern. Pedagogia social, Mar. 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br.
Acesso em: 06 jan. 2024.
FONSECA, F. N. Acerca da ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo: inquietações, ponderações e cautelas (2006). Disponível em: http://www.wikilearning.com/articulo/. Acesso em: 10 jan. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 22, n. 2, p. 201-210, mai./ago. 2006.
LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 843- 876, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302006000300011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2024.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo. Cortez, 2008.
MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Perguntas e respostas sobre o Programa primeira infância no SUAS. 2016. Disponível em:
https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/termoaceite/crianca_feliz_2016/documentos/PERGUNTAS
_E_RESPOSTAS_SOBRE_O_PROGRAMA_PRIMEIRA_INFANCIA_NO_SUAS_V2811.p
df. Acesso em: 15 fev. 2024.
NATALI, P. M. Formação Profissional na Educação Social; subsídios a partir de experiencias de educadores sociais latino americanos. Tese de Doutorado em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade estadual de Maringá – UEM: 2016.
PEREIRA, A. O Educador Social e suas competências de atuação profissional: um trabalhador da Educação pela LDBEN n.º 9.394/96?. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 23, p. 311-332, apr. 2019. ISSN 2175-6600. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5466. Acesso em: 27 jan.
PINTO, E. C. B. Pedagogia na Assistência Social?: Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 11, 2013, Curitiba. Anais. Curitiba: Champagnat, 2013. Disponível em:
http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9963_5403.pdf. Acesso em: 17 fev. 2024.
SEDS. Secretaria Especial de Desenvolvimento Social: Serviços e Programas. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/assistencia- social/servicos-e-programas-1. Acesso em: 15 jan. 2024.
SOUZA, C. R. T. Educação Social e avaliação: indicadores para contextos educativos diversos. 2016. 220 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/teses/2016/2016%20-%20Cleia%20Renata.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.