A Matemática, a sua História e o Ensino Aprendizagem junto aos Desafios das Tecnologias na Formação de Professores

Main Article Content

Alcimara dos Santos Lobato
Desiré Luciane Dominschek

Abstract

A pesquisa aborda a temática da formação docente no ensino da matemática em relação à tecnologia, considerando os desafios apresentados pelo mundo tecnológico. Destaca-se a formação docente, especialmente em relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), que instigam uma abordagem inovadora no ensino da matemática. A metodologia adotada combina abordagens qualitativas e quantitativas, na configuração de um estudo bibliográfico O objetivo é capacitar os professores de matemática a se adaptarem aos avanços tecnológicos e incorporarem essas ferramentas em sua prática pedagógica. A pesquisa é entremeio de uma discussão maior que debate como os professores de Matemática de uma escola pública nos anos finais estão se apropriando das TDICs, não apenas em termos de habilidade técnica, mas principalmente em sua aplicação pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section
Artigos
Author Biographies

Alcimara dos Santos Lobato, UNINTER

Mestre em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT UNINTER).

Desiré Luciane Dominschek, UNINTER

Pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP). Docente do PPGENT UNINTER.

References

ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.

ALONSO, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação. v.12, n.57, 2008.

BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: Imprensa Oficial, 2018.

COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Tecnologias digitais hoje na escola: uma experiência social formativa necessária? 155 Revista FG Ciência, Guanambi, v.4, n.1, p. 147-156, jan. – dez., 2005.

D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação-Reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo/Campinas: Summus/Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 2021.

D’AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 2010.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2018.

KENSKI, V. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas/SP: Papirus, 2012.

MACHADO, N. J. Ensino de Matemática: das concepções às ações docentes. In. U.; ARANTES, V. (Org..). Ensino de Matemática: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2014.

MASSETO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação 10 ed. Campinas: Papirus, (Coleção Práxis).2007.

MARTIN, M. S.; BISOGNIN, V. Ensino e aprendizagem de equações de diferenças por meio da metodologia de resolução de problemas. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 13, p. 19-30, 2012.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EDUFSCAR, 2013.

PASSOS, Laura. Integrando as tecnologias: relato de experiência. São Paulo, Intersaberes, 2000.

RAMOS, Sérgio. Tecnologia de informação e comunicação: Conceitos básicos. Aveiro, Portugal. 2008.

RODRIGUES, D.; PENTEADO, M. G. Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.13, n.3, pp.527-546, 2004.

SANTOS, E. O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020.

SANTOS, C. F. R. A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2019.

SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016.

SANTOS, S. C. A Produção Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte , v. 35, 2021.

SOARES, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2021.

WERNECK, Hamilton. Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata. 8ª Edição, Rio de Janeiro: Editora DP & A., 2002.