Transformação docente como política pública educacional consistências entre os planos do Equador, Paraguai e Uruguai
Main Article Content
Abstract
Neste trabalho, exploramos a congruência de linhas de ação pública que foram desenhadas nos últimos anos no Equador, Paraguai e Uruguai, três países relativamente pequenos da América do Sul, em torno da dimensão docente de seus sistemas educacionais, bem como sua relação com as propostas de organizações internacionais para a transformação educacional. Para a sistematização, analisa-se o conteúdo dos documentos de trabalho e publicações tanto dos organismos internacionais como dos ministérios da educação de cada país. Os eixos identificados convergem no desenvolvimento e fortalecimento da dimensão docente, no aprimoramento de competências, no desenvolvimento de mecanismos de acesso, permanência e graduação (carreira docente), entre outros. Embora as propostas pareçam repetir as políticas públicas da década de 1990 aplicadas na região, por não terem produzido resultados, aponta-se, à luz dos cenários prospectivos, que a transformação do ensino deve ser orientada para a inovação e articulação da produção de conhecimento.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
References
ANDER-EGG, E. Los desafíos de la educación en el siglo XXI. Rosario: Homo Sapiens, 2004. 138 p.
ANEP. Plan de desarrollo educativo 2020-2024. Montevideo, 2023. 20 p.
CAF. Educación, inclusión y desarrollo: Agenda educativa de CAF. Caracas, 2021. 11 p.
IAIES, G. F. Los debates de la política educativa en el nuevo milenio. Buenos Aires: Aique, 2011, 160 p.
MATEO DIAZ, M.; RHYS LIM, J. ed. El poder del currículo para transformar la educación: cómo los sistemas educativos incorporan las habilidades del siglo XXI para preparar a los estudiantes ante los desafíos actuales (nota técnica no. IDB-TN-02516). BID, julio 2022. 194 p.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN. La transformación educativa en el Ecuador, 1ª. edición. Quito, 2023. 10 p.
NARODOWSKI, M. El colapso de la educación.1ª. ed. Buenos Aires: Paidós, 2018. 240 p.
REPÚBLICA DEL PARAGUAY. Plan Nacional de Transformación Educativa Paraguay 2040. Asunción, 2022. 270 p.
SUASNÁBAR, C.; PALAMIDESSI, M; GOROSTIAGA, J. Conclusiones. La producción especializada de conocimientos y el gobierno de la educación en América Latina. Algunas reflexiones sobre el pasado, presente y futuro. En GOROSTIAGA, J.; PALAMIDESSI, M.; SUASNÁBAR, C. (comps.). 1ª. ed. Buenos Aires: Noveduc, 2012, pp. 221-236.
TEDESCO, J.C. Educar en la sociedad del conocimiento. 2ª. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009. 122 p.
UNESCO; FUNDACION S.M. Reimaginar juntos nuestros futuros: un nuevo contrato social para la educación. Santiago: OREALC/UNESCO, 2022. 192 p.