As As influências neoliberais nas políticas públicas nacionais para a educação infantil na década de 1990 .

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Frans Robert Lima Melo
Adão Aparecido Molina

Resumo

Este trabalho de cunho bibliográfico buscou apresentar reflexões sob as influências neoliberais nas políticas públicas para a educação infantil desenvolvidas na década de 1990 no Brasil.  A promulgação da Carta Magna assegurou no ordenamento juridico o direito à educação, ainda que na prática não atinja de forma equitativa a toda a população brasileira. Com o foco educacional voltado para a alfabetização desenvolvida no ensino fundamental e médio, a educação infantil teve uma atenção secundária por parte do Estado. Conforme foi evidenciado em ampla lituratura sob o tema, na ultima década do século XX, a educação infantil no Brasil foi moldada por políticas neoliberais e influenciada por organismos internacionais, tais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Portanto, percebe-se que a educação infantil, e a educação brasileira como um todo, foi influenciada em sua genese para atender às necessidades do capital, adaptando os países em desenvolvimento, em especial o Brasil, às exigências de organismos internacionais que representam os interesses econômicos globais dos países dominantes. Tecemos criticas a um modelo educacional voltado para o capital, pois acreditamos que para uma educação ser verdadeiramente humanizadora, é fundamental que ela promova o desenvolvimento pleno e integral do ser humano, valorizando a criança em todas as suas dimensões e respeitando sua individualidade e potencial único, sem reduzi-la a um mero meio para a obtenção de capital social ou econômico.

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Artigos
Biografia do Autor

Frans Robert Lima Melo, UNESPAR-Pvaí

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Políticas e Educação (GEPEHPE).

Adão Aparecido Molina, Unespar - Campus Paranavaí

Pós-Doutorado em História pela UNESP, Campus Assis. Docente da UNESPAR, Campus Paranavaí, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Políticas e Educação (GEPEHPE).

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