Atitudes Sociais de Professores da Educação Infantil em Relação à Inclusão contribuições para um ambiente educacional inclusivo

Conteúdo do artigo principal

Adriana Alonso Pereira

Resumo

As atitudes sociais em relação à inclusão podem influenciar a forma como os professores se relacionam com seus alunos, inclusive com as crianças que apresentam alguma necessidade educacional especial. Nesse sentido, conhecer as atitudes sociais de professores da Educação Infantil pode ser relevante, uma vez que esses professores atuam diretamente na formação inicial das crianças e podem contribuir para o desenvolvimento de atitudes mais favoráveis em relação à inclusão de crianças pertencentes ao público elegível da Educação Especial. Desse modo, este estudo teve como objetivo geral verificar as atitudes sociais de professores da Educação Infantil em relação à inclusão e, como objetivo específico, discutir possíveis relações entre as atitudes sociais e a variável demográfica idade. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à inclusão (ELASI) e um formulário de caracterização dos participantes, com questões demográficas. Os dados da ELASI foram analisados a partir da atribuição de um escore para cada professor. A análise do formulário de caracterização focou em possíveis relações entre as atitudes dos professores e sua idade. Apesar de não terem sido utilizados testes estatísticos que confirmem a hipótese inicial de que professores mais jovens apresentam atitudes sociais mais favoráveis à inclusão, os resultados indicaram uma tendência nesse sentido, conforme evidenciado na literatura especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Alonso Pereira, UNESP/Marília-SP

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Unesp/Marília.

Referências

AI, J.; ZHAG, J.; HORN, E.; LUI, H.; HUANG, J; MA, Y. Examination of Chinese teachers' attitudes towards inclusive education. Journal of International Special Needs Education, v. 25, n. 2, p. 74-86, 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996, Brasília-DF: Imprensa Oficial, 1996.

BRASIL. Lei Nº. 13.146/2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 12 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, L. R. P. S. Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista. 2008. 141f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

CHAHINI, T. H. C. Atitudes sociais e opiniões de professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior. 2010. 131f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

CHENG, W. C.; HERLI, S.; YUN, C. C.; JIRAPORN, C. Preschool Teachers’ Attitudes towards Inclusive Education: A Survey in Indonesia and Taiwan. Journal of Educational Issues. v. 8, n. 2, p. 162-177, 2022.

CONCEIÇÃO, A. N.; Trabalhando e alterando percepções sobre a deficiência física na educação infantil com atividades de estratégias de leitura. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 5, n. 1, p. 127–141, 2017.

DELGADO-PINHEIRO, E. M. C.; OMOTE, S. Conhecimento de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente à inclusão. Revista CEFAC, Rio de Janeiro, v.12, p.633-640, 2010.

DIAMOND, K.; KENSINGER, K. Vignettes from Sesame Street: preschooler’s ideas about children with Down Syndrome and physical disability. Early Education and Development, v. 13, n. 4, p. 409-422, Oct. 2002.

FONSECA-JANES, C. R. X.; OMOTE, S. Análise comparativa entre as atitudes sociais em relação à inclusão mantidas por estudantes de dois cursos de Pedagogia. In: OMOTE, S. (Org.). Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas: coletânea de textos da 10ª Jornada de Educação Especial. Marília: Oficina Universitária Unesp, 2010. CD-ROM.

MAGIATI, I.; DOCKRELL; LOGOTHETI. Young children´s understanding of disabilities: the influence of development, context, and cognition. Applied Development Psychology, Greek, v. 23, p. 409-430, 2002.

MARTINS, G. A. H. A Integração do deficiente na classe comum: o ponto de vista de alunos do ciclo I do ensino fundamental. 1999. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1999.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara-SP: Junqueira e Marin Editores, 2010.

MOYLES, J. R. Só brincar?: o papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OMOTE, S. A construção de uma escala de atitudes sociais em relação à inclusão: notas preliminares. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 01, p. 33-48, 2005.

OMOTE, S.; PEREIRA JUNIOR, A. A. Atitudes sociais de professores de um município de médio porte do Paraná em relação à inclusão. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v.6, n.1, p.7-15, 2011.

OMOTE, S. Atitudes sociais em relação à inclusão: estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 639-649, 2013.

PEREIRA, A. A. Atitudes sociais de professores da Educação Infantil sobre a inclusão e suas concepções sobre o brincar de crianças com síndrome de Down. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho, Marília, 2019.

RODRIGUES, M.; BERNARDINO, J. L. F.; MOREIRA, M. V. As barreiras atitudinais: a exclusão que limita a acessibilidade de pessoas com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. 2, p. 1311-1326, 2022.

SILVA, E. G. O perfil docente para a Educação Inclusiva: uma análise a partir da legislação e das atitudes e habilidades sociais. 2008. 132f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

SOUZA, M. M. G. S. Atitudes sociais em relação à inclusão e concepções sobre atendimento educacional especializado: o ponto de vista de alunos de um curso de especialização. 2011. Monografia (Curso de Especialização) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.

SOUZA, M. M. G. S. Estudo evolutivo de concepções de crianças e adolescentes sem deficiência sobre as deficiências e suas atitudes sociais em relação à inclusão. 2014. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

SOUZA, M. M. G. S.; CONCEIÇÃO, A. N.; PEREIRA, A. A. Estudo sobre mudanças de atitudes sociais: contribuições a partir de cursos de capacitação. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 5, n. 1, p. 83-94, 2018.

STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SUNKO, E.; KASELJ, I. T. Attitudes of early childhood and preschool education students and teachers towards inclusion of children with Down Syndrome. International Journal of Education and Practice. v. 8, n. 3, p. 485-497, 2020.

VIEIRA, C. M. Atitudes sociais em relação à inclusão: efeitos da capacitação de professores para ministrar programa informativo aos alunos. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

VIEIRA, C. M.; OMOTE, S. Atitudes Sociais de Professores em Relação à Inclusão: Formação e Mudança. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. v. 27, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0254>. Acesso em: 15 abr. 2024.

WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2009.