Reflexões sobre a formação do pedagogo que atua em espaços da Educação Social diferentes contextos e seus sujeitos

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Leandro Basta
Cléia Renata Teixeira de Souza

Resumo

No Brasil a Educação Social é uma área de atuação que ainda não tem um profissional com formação específica, ou seja, é uma profissão que está em processo de regulamentação e seu profissional, o educador social, ainda pode ter diferentes formações, desde o Ensino Médio completo até graduações que variam muito. Assim, o Pedagogo vem atuando nessa área em instituições, principalmente, não escolares. Este texto apresenta uma investigação realizada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí. O objetivo foi investigar os espaços não escolares de atuação do Pedagogo na cidade de Naviraí-MS, com o intuito de entender o perfil e a atuação desse profissional nas instituições que visam o desenvolvimento social. Em relação à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, apoiada em análise documental e entrevista semiestruturada com um sujeito da área. Como resultado verificou-se que os espaços não escolares de Naviraí se concentram basicamente no contexto da Gerência de Assistência Social (GEAS) da cidade e, por vezes, Pedagogos são contratados para atuarem como educadores sociais.

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Artigos
Biografia do Autor

Leandro Basta

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Dourados. Professor da Rede Pública Municipal

Cléia Renata Teixeira de Souza, UFMS

Doutora em Educação (UEM). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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