Karatê-Dô Shotokan no Município de Jardim Alegre/PR análise da arte marcial e suas interlocuções com a Educação Social
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Resumo
Esta investigação analisou a modalidade Karatê-Dô estilo Shotokan, suas relações com os princípios educativos da Educação Social e suas influências nas relações sociais dos adolescentes praticantes da arte marcial do município de Jardim Alegre-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, a qual utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados por meio das categorias elencadas: Motivação; Mudança; Participação social e Formação humana. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico de autores que se dedicam a estudar a Educação Social, como Muller e Rodrigues (2002); Souza, Natali e Muller (2015) e Natali (2016). Os resultados indicam que a percepção dos adolescentes sobre a prática de Karatê contribui para a mudança comportamental do educando, em especial pelo respeito, disciplina, calma e concentração. Portanto, verificou-se que há benefícios na vida dos adolescentes praticantes de Karatê-Dô da Associação do Jardim Alegre-PR, os quais revelam aproximações com os princípios educativos pertinentes a área da Educação Social, como o respeito, cidadania e participação social.
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