Karatê-Dô Shotokan no Município de Jardim Alegre/PR análise da arte marcial e suas interlocuções com a Educação Social

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Resumo

Esta investigação analisou a modalidade Karatê-Dô estilo Shotokan, suas relações com os princípios educativos da Educação Social e suas influências nas relações sociais dos adolescentes praticantes  da arte marcial do município de Jardim Alegre-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, a qual utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados por meio das categorias elencadas: Motivação; Mudança; Participação social e Formação humana. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico de autores que se dedicam a estudar a Educação Social, como Muller e Rodrigues (2002); Souza, Natali e Muller (2015) e Natali (2016). Os resultados  indicam que a percepção dos adolescentes sobre a prática de Karatê contribui para a mudança comportamental do educando, em especial pelo respeito, disciplina, calma e concentração. Portanto, verificou-se que há benefícios na vida dos adolescentes praticantes de Karatê-Dô da Associação do Jardim Alegre-PR, os quais revelam aproximações com os princípios educativos pertinentes a área da Educação Social, como o respeito, cidadania e participação social.

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Artigos
Biografia do Autor

Ana Beatriz da Silva, UEM

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.  

Thaís Godoi de Souza, UEM

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Estadual de Maringá.

Paula Marçal Natali, UEM

Professora do Departamento de Educação Física, da Universidade Estadual de Maringá.

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