Centro-Dia para Pessoas com Deficiência em Ponta Grossa/Paraná um espaço educativo?
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Resumo
Este trabalho objetiva analisar em que medida as atividades desenvolvidas no serviço socioassistencial Centro-Dia para pessoas com deficiência em Ponta Grossa-PR se configuram em práticas educativas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, caracterizada por uma pesquisa de campo, subsidiada por entrevistas como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com duas coordenadoras técnicas do serviço Centro-Dia, de duas instituições distintas do município. Em relação aos resultados, apesar de não haver uma compreensão objetiva por parte das entrevistadas da constituição do Centro-Dia como espaço educativo, a sua configuração, bem como a organização da equipe multidisciplinar e das atividades realizadas revelam o princípio educativo. Os Centros-Dia possuem dificuldades estruturais e sociais, mas, apesar disso, possuem um papel fundamental na construção de uma sociedade inclusiva e igualitária no que se refere às Pessoas com Deficiências (PcDs), acolhendo-as junto com suas famílias, desenvolvendo e melhorando suas qualidades físicas e sociais.
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