Percepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre conceitos, causas e dificuldades de estudantes com Transtorno de Espectro Autista na escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que tem recebido cada vez mais visibilidade, tanto no contexto educacional quanto no terapêutico. Embora amplamente discutido, o conceito de TEA permanece complexo e desafiador para uma definição precisa. Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de 103 estudantes do Ensino Fundamental sobre o Transtorno do Espectro Autista. Participaram da pesquisa alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas localizadas no interior do Estado de São Paulo. Para orientar o estudo e captar as perspectivas dos participantes, utilizou-se um questionário composto por três perguntas. Os resultados indicaram que os alunos, especialmente os mais jovens, apresentaram dificuldades em formular uma compreensão adequada sobre o autismo, destacando a necessidade de projetos pedagógicos que auxiliem crianças e adolescentes na construção de concepções mais fundamentadas sobre essa condição.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION ― APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ARAUJO, Álvaro Cabral; LOTUFO NETO, Francisco. A Nova Classificação Americana Para os Transtornos Mentais – o DSM-5: the new north american classification of mental disorders ⠳ DSM- 5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Eua, v., p. 67-82, 29 jan. 2014. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v16n1/v16n1a07.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
BRITO, Maria Cláudia; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais de colegas de classe de alunos com Síndrome de Asperger na Educação Inclusiva. In: MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O.; BUSTO, R. M. (orgs.). Atitudes sociais e concepções sobre inclusão. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, 2014.
DIAS, Isadora dos Santos Ferreira. Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o transtorno do espectro do autismo. 2013. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Educação Especial, Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, Marília, 2023.
DIAS, Isadora dos Santos Ferreira; SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro Autista. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande,v. 29, n. 67, p. 277–295, 2024. DOI: 10.20435/serieestudos.v29i67.1912. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1912. Acesso em: 3 dez. 2024.
GAIATO, Mayara. S.O.S Autismo: guia completo para entender o transtorno do espectro do autista. 6. ed. São Paulo: Nversos Editora, 2022.
MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na análise do comportamento aplicada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 104, p. 5014, 18 abr. 2023. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5014.
PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1976.
SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. Concepções de crianças e adolescentes sem deficiência acerca da deficiência física. 2014. 127 f. Mestrado (Dissertação em educação) - Curso de Pedagogia, Educação Especial, Universidade Estadual Paulista – Unesp/Marília, 2014.
SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. Concepções de deficiência e atitudes sociais de crianças e adolescentes sem deficiência pertencentes a contextos sociais diferentes. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Curso de Pedagogia, Educação, Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, Marília, 2019.
ROSIN-PINOLA, Andréa. R.; DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 2, p. 239-256, ago. 2007.
VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.