Percepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre conceitos, causas e dificuldades de estudantes com Transtorno de Espectro Autista na escola

Conteúdo do artigo principal

Larissa Ferreira Rodrigues
Maewa Martina Gomes da Silva e Souza

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que tem recebido cada vez mais visibilidade, tanto no contexto educacional quanto no terapêutico. Embora amplamente discutido, o conceito de TEA permanece complexo e desafiador para uma definição precisa. Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de 103 estudantes do Ensino Fundamental sobre o Transtorno do Espectro Autista. Participaram da pesquisa alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas localizadas no interior do Estado de São Paulo. Para orientar o estudo e captar as perspectivas dos participantes, utilizou-se um questionário composto por três perguntas. Os resultados indicaram que os alunos, especialmente os mais jovens, apresentaram dificuldades em formular uma compreensão adequada sobre o autismo, destacando a necessidade de projetos pedagógicos que auxiliem crianças e adolescentes na construção de concepções mais fundamentadas sobre essa condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Larissa Ferreira Rodrigues, UNESP/Marília-SP

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Marília. 

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, UNESP/Marília-SP

Professora Assistente Doutora no Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Unesp/Marília. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "Diferença, Desvio e Estigma", da Unesp e é integrante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar (OIEEI).  Docente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, oferecido pelo IBILCE, Câmpus de São José do Rio Preto. Doutora e mestra na linha de Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual, Psicopedagogia Clínica e Institucional (INDEP).

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION ― APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ARAUJO, Álvaro Cabral; LOTUFO NETO, Francisco. A Nova Classificação Americana Para os Transtornos Mentais – o DSM-5: the new north american classification of mental disorders ⠳ DSM- 5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Eua, v., p. 67-82, 29 jan. 2014. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v16n1/v16n1a07.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

BRITO, Maria Cláudia; OMOTE, Sadao. Atitudes sociais de colegas de classe de alunos com Síndrome de Asperger na Educação Inclusiva. In: MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O.; BUSTO, R. M. (orgs.). Atitudes sociais e concepções sobre inclusão. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, 2014.

DIAS, Isadora dos Santos Ferreira. Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o transtorno do espectro do autismo. 2013. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Educação Especial, Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Marília, Marília, 2023.

DIAS, Isadora dos Santos Ferreira; SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro Autista. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande,v. 29, n. 67, p. 277–295, 2024. DOI: 10.20435/serieestudos.v29i67.1912. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1912. Acesso em: 3 dez. 2024.

GAIATO, Mayara. S.O.S Autismo: guia completo para entender o transtorno do espectro do autista. 6. ed. São Paulo: Nversos Editora, 2022.

MARTINS, Juliana dos Santos; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na análise do comportamento aplicada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 104, p. 5014, 18 abr. 2023. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5014.

PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1976.

SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. Concepções de crianças e adolescentes sem deficiência acerca da deficiência física. 2014. 127 f. Mestrado (Dissertação em educação) - Curso de Pedagogia, Educação Especial, Universidade Estadual Paulista – Unesp/Marília, 2014.

SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva e. Concepções de deficiência e atitudes sociais de crianças e adolescentes sem deficiência pertencentes a contextos sociais diferentes. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Curso de Pedagogia, Educação, Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, Marília, 2019.

ROSIN-PINOLA, Andréa. R.; DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência mental, alto e baixo desempenho acadêmico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 2, p. 239-256, ago. 2007.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.