O que os docentes da área de linguagens de uma escola do município de Lajeado/RS/BR dizem sobre a implantação do novo Ensino Médio?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9999Resumen
Resumo: O artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a experiência de ser professor da área de Linguagens no novo Ensino Médio em uma escola do município de Lajeado/RS/BR. Sua abordagem foi de cunho qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994), teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) e contou com a participação de cinco professores que atuam nos componentes curriculares da área de Linguagens. Em relação ao campo teórico conceitual, a pesquisa tem sustentação nas discussões de Biesta (2017), Larrosa (2018; 2023), Masschelein e Simons (2016), entre outros. Os resultados revelaram que os professores enfrentam desafios significativos, como a adaptação a novas metodologias de ensino. A principal mudança destacada foi a necessidade de uma transição do planejamento individual para uma abordagem mais coletiva e interdisciplinar, refletindo uma nova postura docente e dando novo contorno a sua identidade profissional. Em resposta a esses desafios, os professores adotaram estratégias pedagógicas inovadoras, como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, metodologias diferenciadas e a formação de grupos colaborativos. O estudo conclui que, apesar das dificuldades, essas estratégias têm promovido uma educação mais significativa e integrada.
Palavras-chaves: Novo Ensino Médio, Desafios, Estratégias Pedagógicas, Formação De Professores.