O que os docentes da área de linguagens de uma escola do município de Lajeado/RS/BR dizem sobre a implantação do novo Ensino Médio?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9999

Abstract

Resumo: O artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a experiência de ser professor da área de Linguagens no novo Ensino Médio em uma escola do município de Lajeado/RS/BR. Sua abordagem foi de cunho qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994), teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) e contou com a participação de cinco professores que atuam nos componentes curriculares da área de Linguagens. Em relação ao campo teórico conceitual, a pesquisa tem sustentação nas discussões de Biesta (2017), Larrosa (2018; 2023), Masschelein e Simons (2016), entre outros. Os resultados revelaram que os professores enfrentam desafios significativos, como a adaptação a novas metodologias de ensino. A principal mudança destacada foi a necessidade de uma transição do planejamento individual para uma abordagem mais coletiva e interdisciplinar, refletindo uma nova postura docente e dando novo contorno a sua identidade profissional. Em resposta a esses desafios, os professores adotaram estratégias pedagógicas inovadoras, como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, metodologias diferenciadas e a formação de grupos colaborativos. O estudo conclui que, apesar das dificuldades, essas estratégias têm promovido uma educação mais significativa e integrada.

Palavras-chaves: Novo Ensino Médio, Desafios, Estratégias Pedagógicas, Formação De Professores.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UnivatesRS/Brasil. Professor titular do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante do grupo de pesquisa "O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos". Tem experiência na área do Ensino e da Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Educação Física escolar, Formação de Professores, Tecnologias Digitais e Educação Ambiental.

Willian Cauã Fell, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmico de Letras e Bolsista de Iniciação Científica da Univates.

Lindomar Pereira de Souza, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Pedagogo – Universidade do Estado do Pará - UEPA. Professor efetivo dos Anos Iniciais da rede Municipal de Ensino de Goianésia do Pará/PA. Especialista em Gestão Escolar na modalidade EAD pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari -  UNIVATES. Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari -  UNIVATES. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil -  ULBRA

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). É professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais pragmáticos. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais, processos de ensino da língua escrita na etapa de alfabetização e estudos sobre o ensino da literacia no Ensino Médio.

Published

2025-12-03