Jornada de Saúde no ensino técnico em Farmácia: aliando teoria e prática para uma formação profissional integral
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9927Resumo
Resumo: Os cursos técnicos permitem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, com foco em habilidades práticas, e neste contexto, a aplicação de metodologias ativas no ensino, como as realizadas na Jornada de Saúde, colocam os estudantes como protagonistas do seu aprendizado e utilizam abordagens dinâmicas. Este artigo tem como objetivo apresentar a realização de uma Jornada de Saúde com estudantes do Ensino Técnico em Farmácia e discutir benefícios e desafios deste tipo de atividade, a qual teve o envolvimento interdisciplinar dos componentes curriculares dos três semestres (módulos) do curso. A proposta foi desenvolvida ao longo de três semanas, na ETEC de Praia Grande, escola vinculada ao Centro Paula Souza, governo do estado de São Paulo. A última etapa do projeto consistiu na apresentação oral e visual do projeto à comunidade escolar. A Jornada de Saúde envolveu projetos acerca do tema central: “Prevenção, Cuidados Terapêuticos e Paliativos do Câncer”, proporcionando aos estudantes uma experiência que integra conhecimentos práticos e teóricos. Os resultados indicam uma alta satisfação dos estudantes com a metodologia e um impacto positivo no aprendizado. No entanto, foram identificadas dificuldades relacionadas ao trabalho em grupo, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas que melhorem a colaboração e comunicação entre os estudantes.
Palavras-chaves: Aprendizagem Ativa, Promoção da saúde, Técnicos em Farmácia.