Health Journey in technical education in Pharmacy: combining theory and practice for comprehensive professional training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9927

Abstract

The technical courses allow a faster entry for the job market, focusing on practical skills, and in this context, the active methodologies application, such as used in health journey, centralize the students, turning protagonists of their own learning, using dynamic approach. This article aims to present the performation of a health journey with pharmacy technical education students and discuss this type of activity benefits and issues, which worked interdisciplinarity on most of the curricular subjects of three course semesters. The purpose was developed in trhee weeks on ETEC of Praia Grande, a school vinculated to Centro Paula Souza, São Paulo state government. The project last stage consisted of oral and visual presentation to scholar community. The health journey involved projects about the central theme: “Prevention, therapeutic and palliative care of cancer”, providing students an experience of integration between knowledges practice and theoretical. The results indicate a high satisfaction of students with this methodology and a positive impact on learning.  However, it is important to reflect on pedagogical strategies to improve the collaboration and communication between students, once the major difficulty concerned the work in group.

 

Keywords: health journey, active methodologies, pharmacy technician.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Noemi Gil, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC - PG)

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestra em ciências com ênfase em Imunologia pelo Instituto de ciências biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e doutora em ciências pelo programa de Medicina Translacional da UNIFESP - SP. Apresenta experiência em docência e em linhas de pesquisa envolvendo imunofarmacologia dos glicocorticoides, lesão pulmonar aguda e programação fetal do eixo neuroimunoendócrino.

Janara Matos, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC-PG)

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), com bolsa PROSUP/CAPES (2019) onde desenvolveu pesquisa epidemiológica de doenças respiratórias em moradores da área portuária de Santos (SP); Mestrado em Ciências pelo IPEN-USP (2011), com projeto sobre avaliação da qualidade de água de represas; Especialização em Orientação para Educação a Distância pela PUC-SP (2011); Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC Rubens Lara (1998); Licenciatura (formação pedagógica) em Matemática pela UNIBAN (2002); Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - FACIS/IBEHE (2005); Graduação em Pedagogia pela UniBF (2023). Tem experiência na área de tecnologia com análise e programação de sistemas, na qual atuou por dez anos como funcionária de grandes empresas brasileiras. Atualmente, trabalha com pesquisas em Limnologia, Epidemiologia e Gestão e Educação Ambiental e atua como professora de ensino superior e técnico na FATEC Praia Grande e ETEC de Praia Grande, ministrando disciplinas das áreas ambiente e saúde, tecnologia e metodologia científica.

Sergiana Ramos, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC-PG)

Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Atualmente é doutoranda em Bioprodutos e Bioprocessos pela Universidade Federal de São Paulo. É professora concursada da Faculdade de Tecnologia Estadual de Praia Grande (Fatec Praia Grande) e da Escola de Tecnologia de Praia Grande (Etec de Praia Grande). Tem experiência na área de Biotecnologia com ênfase no desenvolvimento de nanoestruturas aplicadas a compostos bioativos. Estuda o desenvolvimento de biocosméticos utilizando produtos naturais como ativos.

Muriel Bucci, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC-PG)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Francisco (1999) e mestrado pela Universidade São Francisco (2001). Atualmente é professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmácia e fitoterapia.

Published

2025-12-03