Metodologias Ativas no Ensino Superior de Medicina Veterinária: Oficina de Manipulação de Tecido Ovariano Equino como Ferramenta de Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9884Resumo
Resumo: As metodologias ativas, ao centrarem o estudante como agente de aprendizado, têm se destacado no ensino superior como abordagens eficazes para promover a autonomia, o pensamento crítico e as habilidades práticas, atributos essenciais na formação de docentes em Medicina Veterinária. Este estudo analisou oficinas de manipulação de tecido ovariano equino, aplicadas a alunos de graduação e pós-graduação de Medicina Veterinária, para avaliar o impacto dessas atividades na formação docente e técnica. Durante as oficinas, os participantes desenvolveram competências pedagógicas e técnicas, utilizando práticas laboratoriais que integraram conhecimentos teóricos e experimentais. As atividades também incluíram dinâmicas de fixação de conteúdo e apresentações de projetos de pesquisa, possibilitando uma vivência didática e científica mais ampla. Ao final do curso, os estudantes relataram um aumento significativo no entendimento das disciplinas abordadas, bem como maior confiança para discutir e aplicar o conhecimento adquirido. A avaliação da experiência indicou alta satisfação dos alunos e eficácia das metodologias ativas em ampliar a compreensão teórica e prática. As oficinas de manipulação de tecido ovariano equino demonstraram ser uma estratégia valiosa para fortalecer a formação de futuros docentes em Medicina Veterinária, unindo conhecimentos técnicos e didáticos para promover uma educação interdisciplinar e colaborativa.
Palavras-chaves: Formação docente; Didática; Processo ensino-aprendizagem