Desafios no ensino da divisão: reflexões de professoras sobre partilha e cota em um grupo de estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9865

Resumo

Este estudo investiga os conhecimentos e as reflexões de professoras e futuras professoras sobre o ensino da divisão, com foco nos significados de partilha e cota. A pesquisa, conduzida em um grupo de estudos em uma escola pública de São Paulo, utiliza uma abordagem qualitativa para explorar os conceitos matemáticos associados à divisão. Os dados revelam que, dos 28 problemas elaborados pelas participantes, 24 abordaram a partilha, enquanto apenas 2 enfocaram a cota. As discussões evidenciaram que a partilha é mais familiar e concreta para as professoras, enquanto a cota apresentou maior grau de dificuldade. As participantes destacaram a importância de integrar ambos os significados no ensino da divisão, em conformidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e discutiram estratégias para superar as dificuldades associadas ao significado de cota em sala de aula. A troca de experiências no grupo de estudos favoreceu a ressignificação dos conhecimentos e o aprimoramento das práticas pedagógicas. O estudo conclui que esses espaços de colaboração são fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento profissional docente, permitindo que professoras ampliem suas estratégias de ensino e promovam uma abordagem mais equilibrada entre partilha e cota no ensino da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Doutorado em Educação Matemática - professora titular na Universidade Anhanguera de São Paulo- UNIAN

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Polí­tica e Sociedade da PUC-SP . Professora do Programa de Pós Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Vagner Campeão, Unopar

Mestre em Matemática e doutorando em Metodologias para o ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Downloads

Publicado

2024-12-18