Formação continuada de técnicos em assuntos educacionais: um olhar sobre a política nacional de desenvolvimento de pessoas de um Instituto Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9858

Resumo

O estudo objetiva compreender a formação continuada a que têm acesso os Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), desenvolvida no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), focando o seu perfil profissional e as atribuições que exercem na Instituição. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou análise documental, consulta ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), além de questionários aplicados a dez TAEs, lotados na Coordenação Pedagógica da Instituição e na Reitoria do IFPB. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a gestora responsável pela supervisão desses profissionais. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados destacaram a multiplicidade de funções atribuídas aos TAEs, embora a Resolução nº 50/2021 do Conselho Superior (CONSUPER/IFPB) preveja para o cargo as atividades de gestão e acompanhamento pedagógico, além de coordenação e assessoramento ao corpo docente e discente em ações de ensino, pesquisa e extensão. O estudo aponta que o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFPB busca desenvolver competências e identificar necessidades de formação, mas as ações voltadas aos TAEs ainda precisam de maior consolidação e engajamento desses profissionais, devendo a instituição investir na discussão dessa política (PNDP) e de suas práticas. Para fomentar o debate e fortalecer sua formação continuada, são apresentadas sugestões dos TAEs visando à melhoria da formação continuada de acesso disponível no IFPB, com sugestões de cursos conectados diretamente às atribuições do cargo de planejamento, bem como a relação à operacionalização da formação no âmbito do PDP.

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Biografia do Autor

Katia Félix da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MESTRADO PROFISSIONAL/MPPGAV /CE/UFPB. Especialista em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ/2011). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2003). Atualmente é Bibliotecária Documentalista do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Membro (Gestora) da Comissão de Contratos do IFPB. Foi Coordenadora da Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 2017 a 2019. Atuou como Bibliotecária Documentalista da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no período de 2013 a 2015 e como Coordenadora da Biblioteca Setorial Itan Pereira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no período de 2009

José De Miranda Freire Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração e mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Especialização em Direito Tributário. Atualmente é administrador na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação

Ana Paula Furtado Soares Pontes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação em Pedagogia (UFPE). É professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (Ppgaes). Atuou como vice-coordenadora do Ppgaes e, atualmente, é Coordenadora desse Programa. Membro Pesquisador da Fundación Red para la Educación em Iberoamérica (FREI). Lidera o Grupo de Trabalho, Formação e Educação Superior e desenvolve pesquisas na área de Trabalho e Educação, trabalho docente, formação de professores e Educação Superior. Foi diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE- Paraíba (2011-2015). Atuou na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, onde exerceu funções de Coordenadora Pedagógica no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco (atual Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

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Publicado

2024-12-18