O Impacto do Mestrado Profissional em Informática na Educação na formação do egresso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9843

Resumo

Em tempos em que o conhecimento acadêmico é questionado, há a necessidade de repensar o papel das Instituições de Ensino Superior em nossa sociedade. Para tanto, se faz necessário avaliar os impactos dos cursos oferecidos por estas instituições em seus egressos. Este artigo apresenta e propõe a discussão sobre os resultados atingidos por um programa de Mestrado Profissional em Informática na Educação. A partir de uma fundamentação teórica e documental foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com finalidade exploratória por meio de estudo de campo como procedimento, trazendo como resultados informações relevantes sobre impactos nos egressos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutoramento na linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação" na perspectiva da Educação Digital. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa "Políticas e gestão de processos educacionais". Mestre em Educação pela UFRGS na mesma linha de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Informática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas na EPT, Gestão Democrática da Educação, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unip e EPSIBA/Argentina), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Escola de Humanidades da PUCRS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linhas de pesquisa: "Estudos em políticas e práticas da Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital" . Como professora, pesquisadora, extensionista e palestrante, tem experiência e produção científica na área da Educação, Psicologia da Aprendizagem e Psicopedagogia Clínica e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais sociais aplicadas a diferentes contextos, atuação psicopedagógica clínica e institucional na sociedade digital, Pedagogia Transmedia Storytelling e Aprendizagem como processo central de transformação pessoal. É co criadora do projeto educativo Elas em Nós (Youtube e Instagram). É membro da International Society of The Learning Sciences e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

Downloads

Publicado

2024-12-18