O Impacto do Mestrado Profissional em Informática na Educação na formação do egresso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9843

Abstract

In times where academic knowledge is questioned, there is a need to rethink the role of Higher Education Institutions in our society. To this end, it is necessary to evaluate the impacts of the courses offered by these kind of institutions on their graduates. This article presents and proposes a discussion on the results achieved by a Professional Master's program in Information Technology in Education. Based on a theoretical and documentary basis, qualitative research was carried out, of an applied nature, with exploratory purposes through a field study as a procedure, bringing as results relevant information about impacts on course graduates.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josiane Procasko, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutoramento na linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação" na perspectiva da Educação Digital. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa "Políticas e gestão de processos educacionais". Mestre em Educação pela UFRGS na mesma linha de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Informática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas na EPT, Gestão Democrática da Educação, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

Márcia Ughini Villarroel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unip e EPSIBA/Argentina), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Escola de Humanidades da PUCRS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linhas de pesquisa: "Estudos em políticas e práticas da Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital" . Como professora, pesquisadora, extensionista e palestrante, tem experiência e produção científica na área da Educação, Psicologia da Aprendizagem e Psicopedagogia Clínica e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais sociais aplicadas a diferentes contextos, atuação psicopedagógica clínica e institucional na sociedade digital, Pedagogia Transmedia Storytelling e Aprendizagem como processo central de transformação pessoal. É co criadora do projeto educativo Elas em Nós (Youtube e Instagram). É membro da International Society of The Learning Sciences e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

Published

2024-12-18