Formação Continuada: Metodologias Ativas e a Didática Transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9832Resumo
A rapidez com que as informações se propagam dentro e fora das escolas e as crescentes exigências de um público cada vez mais diverso e conectado requerem dos professores o desenvolvimento de estratégias pedagógicas centradas no estudante no processo de aprendizagem. Para tanto, esta pesquisa objetivou investigar a formação continuada de professores em metodologias ativas na educação básica e a didática transdisciplinar, evidenciadas na produção acadêmica brasileira entre o período de 2019 e 2023. Metodologicamente, este estudo se classifica como descritivo em relação ao objetivo, bibliográfico quanto ao tipo, revisão sistemática quanto ao procedimento e qualitativo em relação à natureza dos dados. Os resultados demonstram oportunidades para o fomento de novos estudos que contribuam com metodologias ativas e com a didática transdisciplinar. Considerando os resultados da pesquisa, destaca-se a importância do incentivo a novos estudos sobre essas temáticas, a fim de contribuir com a formação continuada dos professores da educação básica com o incremento de novos saberes e de modo aberto a parcerias.