Formação Continuada: Metodologias Ativas e a Didática Transdisciplinar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9832

Abstract

The speed with which information spreads inside and outside schools and the growing demands of an increasingly diverse and connected public require teachers to develop pedagogical strategies centered on the student in the learning process. To this end, this research aimed to investigate the continued training of teachers in active methodologies in basic education and transdisciplinary didactics, evidenced in Brazilian academic production between the period 2019 and 2023. Methodologically, this study is classified as descriptive in relation to the objective, bibliographic in terms of type, systematic review in terms of procedure and qualitative in relation to the nature of the data. The results demonstrate opportunities to promote new studies that contribute to active methodologies and transdisciplinary teaching. Considering the research results, the importance of encouraging new studies on these themes stands out, in order to contribute to the continued training of basic education teachers by increasing new knowledge and in a manner open to partnerships. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleunice Ribeiro Pontes Flor, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado (2007). E pós - graduação em Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa. Atualmente é coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Timbó Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Respectivas Literaturas. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP), pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP.

Ivanir Vieira dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2009) e Pós - Graduação "Lato Sensu", Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática e Física(2009). Professora do quadro efetivo da Rede Municipal de Educação de Timbó Grande SC há mais 14 anos. Atuou como diretora escolar no período de 2013 a 2016, atualmente exerce a função de técnica da Secretaria de Educação e Esportes. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP), pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP.

Eva Katlin Zarur Fragoso, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente e do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do (PPGEB UNIARP). Possui graduação em Arte, é bacharel e licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Contestado - UnC (2006). Especialização pela Univerdade do Contestado -UnC ( 2009) em Arte e ensino da Arte. Acadêmica da segunda licenciatura em Educação Especial, EAD, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é professora efetiva de Arte na Educação infantil e Ensino fundamental I. na EMEB Padre José Chamot e EMEB Walsin Nunes Garcia na Secretaria Municipal de Caçador. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas.

Published

2024-12-18