Formação de professores e tecnologias digitais: uma análise pelo viés do Círculo de Bakhtin

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9824

Resumo

Este trabalho buscou analisar a entonação e a constituição dos enunciados de professores da rede pública, investigando como a formação continuada e o uso das tecnologias impactam as práticas pedagógicas, com foco nas escolhas discursivas que revelam os projetos de sentido dos educadores. Para isso, foi realizado um grupo focal com professores de uma escola estadual de São José dos Campos; o que constitui corpus da pesquisa. A análise foi feita a partir dos conceitos de enunciado e entonação, tendo como base os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin. Concluiu-se que a incorporação de tecnologias na educação oferece uma chance de inovar os métodos de ensino, mas exige uma mudança cultural, com educadores e alunos adotando uma mentalidade aberta à experimentação e formação contínua para integrar as ferramentas tecnológicas de forma crítica e colaborativa.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Villarta-Neder, Universidade Federal de Lavras

Professor Associado do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Lavras, em Lavras/MG. Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa - UNESP-Araraquara, 2002, mestre em Linguística Aplicada (Ensino-aprendizagem de língua materna - UNICAMP, 1995) e licenciado em Letras (Português/Inglês, UNITAU, 1987). Atua na Graduação, principalmente no Curso de Letras, tanto na modalidade presencial, quanto na Educação a Distância. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu, como membro do corpo docente permanente do mestrado acadêmico em Letras e do mestrado em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, e como membro colaborador do Mestrado Profissional em Educação, todos da Universidade Federal de Lavras. Ministrou a disciplina de Análise do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Administração (Ufla) e foi membro colaborador do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Univap). Tem publicações e experiência em projetos na área de Letras, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Linguística e Linguística Aplicada, atuando, sempre sob um viés de discussão dos sentidos, principalmente nos seguintes temas: discurso, sentido, silêncio, Círculo de Bakhtin, linguagens não-verbais, linguística, cinema, audiovisual, contextos multissemióticos, realidade aumentada, realidade virtual, leitura, produção escrita, metodologias ativas e formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa GEDISC (Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin) - Universidade Federal de Lavras. Membro dos Grupos de Pesquisa: TEXTUALIZA (vice-líder, UFLA); GAMPLE (Grupo Acadêmico Multidisciplinar: Pesquisa Linguística e ensino - UNESP - São José do Rio Preto); GED - Grupo de Estudos Discursivos - UNESP-Assis. Orienta Iniciação Científica em vários projetos, tais como BIC-JR/FAPEMIG, PIBIC-CNPq, PIBIC-FAPEMIG, PIBID-CAPES e outros internos à Universidade Federal de Lavras. Participação em Projetos de Cooperação Internacional e de Extensão. Exerceu a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação/Superintendente de Ensino. Foi Coordenador do Curso de Letras na modalidade a distância na Universidade Federal de Lavras e na modalidade presencial na Ufla e em outras instituições públicas e particulares. Foi avaliador do Inep para os Cursos de Graduação na área de Letras.

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Publicado

2024-12-18