Formação de professores e tecnologias digitais: uma análise pelo viés do Círculo de Bakhtin

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9824

Abstract

This work sought to analyze the intonation and constitution of public school teachers' utterance, investigating how continued training and the use of technologies impact pedagogical practices, focusing on the discursive choices that reveal educators' projects of meaning. To this end, a focus group was held with teachers from a public school in São José dos Campos; which constitutes the research corpus. The analysis was carried out based on the concepts of utterance and intonation, based on the theoretical assumptions of the Bakhtin Circle. It was concluded that the incorporation of technologies in education offers a chance to innovate teaching methods, but requires a cultural change, with educators and students adopting a mindset open to experimentation and continuous training to integrate technological tools in a critical and collaborative way.

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Author Biography

Marco Antonio Villarta-Neder, Universidade Federal de Lavras

Professor Associado do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Lavras, em Lavras/MG. Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa - UNESP-Araraquara, 2002, mestre em Linguística Aplicada (Ensino-aprendizagem de língua materna - UNICAMP, 1995) e licenciado em Letras (Português/Inglês, UNITAU, 1987). Atua na Graduação, principalmente no Curso de Letras, tanto na modalidade presencial, quanto na Educação a Distância. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu, como membro do corpo docente permanente do mestrado acadêmico em Letras e do mestrado em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, e como membro colaborador do Mestrado Profissional em Educação, todos da Universidade Federal de Lavras. Ministrou a disciplina de Análise do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Administração (Ufla) e foi membro colaborador do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Univap). Tem publicações e experiência em projetos na área de Letras, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Linguística e Linguística Aplicada, atuando, sempre sob um viés de discussão dos sentidos, principalmente nos seguintes temas: discurso, sentido, silêncio, Círculo de Bakhtin, linguagens não-verbais, linguística, cinema, audiovisual, contextos multissemióticos, realidade aumentada, realidade virtual, leitura, produção escrita, metodologias ativas e formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa GEDISC (Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin) - Universidade Federal de Lavras. Membro dos Grupos de Pesquisa: TEXTUALIZA (vice-líder, UFLA); GAMPLE (Grupo Acadêmico Multidisciplinar: Pesquisa Linguística e ensino - UNESP - São José do Rio Preto); GED - Grupo de Estudos Discursivos - UNESP-Assis. Orienta Iniciação Científica em vários projetos, tais como BIC-JR/FAPEMIG, PIBIC-CNPq, PIBIC-FAPEMIG, PIBID-CAPES e outros internos à Universidade Federal de Lavras. Participação em Projetos de Cooperação Internacional e de Extensão. Exerceu a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação/Superintendente de Ensino. Foi Coordenador do Curso de Letras na modalidade a distância na Universidade Federal de Lavras e na modalidade presencial na Ufla e em outras instituições públicas e particulares. Foi avaliador do Inep para os Cursos de Graduação na área de Letras.

Published

2024-12-18