A Formação Continuada de Professores de História: ressignificações da prática pedagógica por meio do desenvolvimento da Consciência Histórica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9815Resumo
Este artigo, em forma de ensaio, problematiza, especialmente, a formação continuada de professores de História, assim como estabelece uma análise amparada na Educação Histórica. Diante desta contextualização, salienta-se que foram selecionados dois estudos que tratam da formação continuada para professores de História: o primeiro estudo foi desenvolvido por Pina, Aguiar e Lima (2020) e, o segundo, por Gevaerd (2019). Ressalta-se que ambos os estudos dimensionam os impactos da formação continuada na prática pedagógica de História. Sendo assim, a partir da revisão destes estudos, serão evidenciados os principais resultados obtidos pelas pesquisadoras, com o intuito de uma reflexão acerca do desenvolvimento da “Consciência Histórica” (Rüsen, 2006; 2007) na organização de formações específicas, tendo em vista que estas são fundamentais para a ampliação de novas concepções e abordagens contextualizadas para a ressignificação do ensino de História, sobretudo, pelo diálogo entre discentes-docentes, numa abordagem de prática pedagógica colaborativa e na construção de um conhecimento histórico escolar.