Fundamentos Epistemológicos na Formação Continuada do Professor da Educação Básica: Diálogo entre Morin e Freire

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9799

Resumo

Um dos principais desafios da educação básica contemporânea é promover a formação continuada de professores, incentivando-os a refletirem criticamente sobre suas práticas pedagógicas e a desenvolverem novas competências. Esse processo visa a superar abordagens conservadoras e reducionistas, caracterizadas por um conhecimento fragmentado e descontextualizado, que ainda permeiam grande parte das práticas educativas. O objetivo deste artigo é investigar como os princípios do pensamento complexo de Edgar Morin (2003, 2008, 2011) e da pedagogia transformadora de Paulo Freire (1996, 2022) podem subsidiar epistemologicamente a formação continuada de professores da educação básica, alinhando-a às demandas da educação contemporânea. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, baseia-se em uma revisão bibliográfica de obras e de artigos científicos que abordam a complexidade e a pedagogia transformadora. A análise destaca aspectos convergentes entre Morin e Freire, como o diálogo, a construção coletiva do conhecimento, o desenvolvimento integral, a valorização da diversidade e a inclusão. Conclui-se que uma formação continuada baseada nesses princípios pode ajudar a superar práticas pedagógicas centradas na figura do professor e na transmissão de conteúdos, promovendo abordagens críticas e reflexivas que priorizam o desenvolvimento integral e a autonomia dos estudantes.

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Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Rubini Castilhos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Uniarp

Mestranda em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP (2024).Especialização em Educação com Ênfase em Anos Iniciais no Instituto Federal Catarinense- Campus Videira (2013). Especialização em Administração escolar, Supervisão e Orientação no Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2010). Professora efetiva na rede estadual de Santa Catarina (2014 até o momento).

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Publicado

2024-12-18