Representações sociais de professores de enfermagem sobre o processo de aprendizagem, enquanto aprendizes e docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9797Resumo
Resumo: A teoria das Representações Sociais (TRS) é útil em pesquisas, pois revela como grupos interpretam e agrupam significados sobre a realidade. Objetivo: analisar como se estruturam as representações sociais sobre os saberes e práticas docentes de professores de enfermagem de duas instituições privadas. Método: pesquisa qualitativa guiada pela TRS. Utilizou-se um protocolo de sondagem sobre estratégias de aprendizagem de Boruchovitch, 2009. Os dados foram analisados no Software IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Resultado: aplicou-se o método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e obtiveram-se 4 classes. A classe 1 tem a maior representação social 32,60% do corpus, a classe 4 obteve – 25,6% e as classes 2 e 3 tiveram 20,9% do corpus total. A análise de similitude, mostrou dois eixos centrais, que são: “aprender”- voltado para o pensar e agir do professor enquanto aluno e o temor “aprendizagem” voltado para os saberes e as práticas dos docentes de enfermagem. Na periferia, estão os termos relacionados aos meios de aprendizagem usados pelos professores e as possibilidades de ensino. Conclusão: as representações sociais apontam que as práticas utilizadas pelo professor enquanto aluno, influenciam diretamente na escolha de meios e métodos de ensino para aplicarem em sala de aula. E o pensar sobre como se aprende foi entendido como um exercício de autoanálise e reflexão que faz bem a prática docente.
Palavras-chaves: Docência em enfermagem, processo de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, autoanálise da aprendizagem