Representações sociais de professores de enfermagem sobre o processo de aprendizagem, enquanto aprendizes e docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9797

Resumo

Resumo: A teoria das Representações Sociais (TRS) é útil em pesquisas, pois revela como grupos interpretam e agrupam significados sobre a realidade. Objetivo: analisar como se estruturam as representações sociais sobre os saberes e práticas docentes de professores de enfermagem de duas instituições privadas. Método: pesquisa qualitativa guiada pela TRS. Utilizou-se um protocolo de sondagem sobre estratégias de aprendizagem de Boruchovitch, 2009. Os dados foram analisados no Software IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Resultado: aplicou-se o método da Classificação Hierárquica Descendente  (CHD) e obtiveram-se 4 classes. A classe 1 tem a maior representação social 32,60% do corpus, a classe 4 obteve – 25,6% e as classes 2 e 3 tiveram 20,9% do corpus total. A análise de similitude, mostrou dois eixos centrais, que são: “aprender”- voltado para o pensar e agir do professor enquanto aluno e o temor “aprendizagem” voltado para os saberes e as práticas dos docentes de enfermagem. Na periferia, estão os termos relacionados aos meios de aprendizagem usados pelos professores e as possibilidades de ensino.  Conclusão: as representações sociais apontam que as práticas utilizadas pelo professor enquanto aluno, influenciam diretamente na escolha de meios e métodos de ensino para aplicarem em sala de aula. E o pensar sobre como se aprende foi entendido como um exercício de autoanálise e reflexão que faz bem a prática docente.

Palavras-chaves: Docência em enfermagem, processo de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, autoanálise da aprendizagem

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Biografia do Autor

Lisiane Goetz, Faculdade Adventista da Amazônia e Universidade do Estado do Pará

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Prominas. Posssui MBA em Gestão Estratégica em Instituições Educacionais pela Faculdade Adventista do Paraná  (FAP). Mestre em Ensino em Saúde, pela UEPA e estudante de Doutorado do mesmo Programa. É docente na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA) coordenadora pedagógica da Rede Adventista de Educação na região norte do Brasil.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8475-8350 E-mail: lisiane.goetz@aluno.uepa.br 

Giselly Zahn Erthal, Universidade do Estado do Pará e Faculdade Adventista da Amazônia

Giselly Zahn Erthal é estudante do Programa de Doutorado – Ensino em Saúde da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ensino em Saúde pela UEPA. Possui bacharelado em Psicologia (IESPES), e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), pós Graduação em Gestão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, e Terapia Dialética Comportamental (DBT), e atua como psicóloga clínica e como docente na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA).

Fabiano José da Silva Boulhosa, Centro Universitário do Pará - CESUPA

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Especialista em Cardio-respiratória pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia(IDPC), Mestre em Gestão e Serviços de Saúde na Amazônia pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA). Tem experiência na área de Fisioterapia Cardio-respiratória, com enfase em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal.

Renato da Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta, doutor em educação, professor universitário do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2025-08-29