Práticas educacionais na Formação de Professores que Ensinam Matemática na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9765Resumo
Objetivamos caracterizar as possibilidades das práticas educacionais na Formação de Professores que Ensinam Matemática (FPEM) na cultura digital, cenário no qual é fundamental estabelecer um vínculo entre o currículo e os desafios cotidianos enfrentados pelos professores. Desta forma, Bricolamos as metodologias: 1) Insubordinação Criativa, onde o professor/pesquisador será subversivamente responsável por criar espaços de práticas educacionais; e, 2) os elementos da Pesquisa Baseada em Design (PBD), que apresenta quatro etapas: a) descrição do problema educativo; b) descrição do desenvolvimento do artefato pedagógico a partir de uma teoria norteadora; c) descrição da intervenção pedagógica; e, d) descrição de princípios de design. Tudo isso, nos permitirá o desenvolvimento de uma caixa de ferramentas ou instrumentos para ressignificar as práticas educacionais, com a finalidade de gerar abordagens autênticas aos contextos onde são estabelecidos e compreender a reconfiguração do ensino da matemática na cultura digital, ponto-chave para fortalecer a formação dos professores e oportunizar suas reflexões nos diferentes espaços educativos.