Práticas educacionais na Formação de Professores que Ensinam Matemática na cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9765

Resumo

Objetivamos caracterizar as possibilidades das práticas educacionais na Formação de Professores que Ensinam Matemática (FPEM) na cultura digital, cenário no qual é fundamental estabelecer um vínculo entre o currículo e os desafios cotidianos enfrentados pelos professores. Desta forma, Bricolamos as metodologias: 1) Insubordinação Criativa, onde o professor/pesquisador será subversivamente responsável por criar espaços de práticas educacionais; e, 2) os elementos da Pesquisa Baseada em Design (PBD), que apresenta quatro etapas: a) descrição do problema educativo; b) descrição do desenvolvimento do artefato pedagógico a partir de uma teoria norteadora; c) descrição da intervenção pedagógica; e, d) descrição de princípios de design. Tudo isso, nos permitirá o desenvolvimento de uma caixa de ferramentas ou instrumentos para ressignificar as práticas educacionais, com a finalidade de gerar abordagens autênticas aos contextos onde são estabelecidos e compreender a reconfiguração do ensino da matemática na cultura digital, ponto-chave para fortalecer a formação dos professores e oportunizar suas reflexões nos diferentes espaços educativos.

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Biografia do Autor

Uriel José Castellanos Aguirre, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-FACE) - 2020.Mestre em Educação pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL-IMPM/Venezuela) - 2014. Licenciatura em Matemática pela Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Carabobo (FACE-UC/Venezuela) - 2011, revalidado pela Universidade Federal da Bahía no 2020. É Professor Visitante na modalidade de Pós-doutorado Junior no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA) e Professor Adjunto-Visitante do PPGECM/UESC. Atuante, principalmente, na área de Educação, Comunicação e Tecnologias nos seguintes temas: Ensino da Matemática, Modelagem Matemática, Cultura Digital, Cultura Livre, Políticas Educacionais, TIC, Gestão Educacional, Educação e Tecnologias.

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Publicado

2024-12-18