Múltiplos olhares para a formação de professores: as potencialidades do estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9763

Resumo

A formação continuada de professores/as é habitualmente uma temática que abre horizontes para muitas pesquisas, debates e reflexões. Nesse sentido, essa escrita tem como objetivo analisar as ressonâncias e potências do Estágio de Docência no processo formativo de mestrandas de um programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade do sul do Brasil. Para tanto, o artigo apresenta como metodologia uma análise de conteúdo dos dados emergidos dos memoriais descritivos das mestrandas enquanto ministrantes de uma disciplina, intitulada de Psicomotricidade Relacional, na graduação, em conjunto com sua professora-orientadora, na qual se sobressaiu a categoria analítica intitulada como mudança nas disposições lúdicas e corporais das ministrantes das propostas, repercutindo em múltiplas ressignificações. Como possíveis resultados, apontamos que a experiência no Estágio de Docência na disciplina de Psicomotricidade Relacional, enquanto proposta formativa do Programa de Pós-Graduação em Educação, possibilitou que os/as viventes ressignificassem sua relação com o próprio corpo, a partir do acesso ao componente lúdico e da imaginação dos/as participantes e das mestrandas ministrantes, mobilizando ultrapassar uma lacuna significativa em seus respectivos processos formativos, que é a vivência corporal.

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Biografia do Autor

Tuany Barbosa Meneses , FURG

 Pedagoga licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, atualmente  Bolsista CAPES, mestranda pelo programa de pós-graduação PPGEDU, também pela FURG, Integrante dos grupos de estudos e pesquisa ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade e ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade. E-mail tuanybs23@gmail.com, URL Lattes http://lattes.cnpq.br/9591322527825554 , ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3301-2175 , residente na cidade de Rio Grande, do RS, no Brasil.

Lindsey Machado de Oliveira , FURG

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Integrante dos grupos de estudos e pesquisa ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade e ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do Movimento Humano e Sociedade.

Ângela Adriane Schmidt Bersch , FURG

Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação Ambiental. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGEDU/FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul. E-mail:  angelabersch@gmail.com CV:http://lattes.cnpq.br/1040122753901573 ORCID id:   https://orcid.org/0000-0002-1263-9309 , residente na cidade de Rio Grande, do RS, no Brasil.

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Publicado

2024-12-18