Aprendizagem Baseada em Projetos: o que nos dizem Vygotsky, Bakhtin e Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9759

Resumo

As práticas pedagógicas mais recentes vêm enfatizando a necessidade de metodologias que coloquem o educando no centro do processo de aprendizado. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa de ensino que possibilita o protagonismo estudantil, por meio do desenvolvimento de projetos ligados ao cotidiano dos estudantes, e pode ser uma alternativa metodológica para ser aplicada na escola visando o engajamento dos estudantes na construção dos seus próprios saberes. Para que seja bem aplicada e conduzida, torna-se necessário nos ancorarmos em referenciais teóricos usados no campo da educação e avaliarmos em que medida as suas teorias e ideias podem contribuir para o desenvolvimento das experiências pedagógicas que utilizem a ABP. Neste ensaio tivemos o objetivo de levantar, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais ideias de Vygotsky, Bakhtin e Freire que se conectam entre si e com a ABP. A teoria sociointeracionista de Vygotsky, a ideia da linguagem como elo de comunicação entre os sujeitos, conforme coloca Bakhtin, e a proposta de uma educação emancipatória, colocada por Freire, podem embasar as práticas envolvendo a ABP. As concepções dos três autores convergem à formação de um sujeito dialógico e diversas de suas ideias comunicam-se entre si e com a ABP, podendo ser utilizadas como balizadoras na construção e no desenvolvimento dos projetos na escola.

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Biografia do Autor

Clélia Christina Mello-Silva, Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ

Doutora em Ciências

Marcos André Vannier dos Santos, Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ

Doutor em Ciências

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Publicado

2024-12-18