Desenvolvimento profissional de professores/as da educação básica com formação stricto sensu: um diálogo com os princípios da pedagogia freireana
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9747Resumo
Este estudo tem como objetivo relacionar o desenvolvimento profissional de docentes da educação básica, com formação stricto sensu, do município de Itapetinga-BA, aos princípios fundantes do pensamento de Paulo Freire. Para isso, adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia. Como técnica para produzir dados, realizamos três rodas de conversa presenciais, com a participação de 14 docentes. Os resultados nos mostram que os/as professores/as colaboradores/as passaram por uma formação crítico-emancipatória, que, além de outras questões, provocou reflexões sobre a importância da sua responsabilidade com o próprio crescimento e aprimoramento profissional, do seu engajamento por melhores condições de trabalho; bem como, a percepção que um/a professor/a é um ser inconcluso, inacabado e histórico que se faz e refaz socialmente, assim sendo, necessita de formação permanente. Este estudo possibilitou compreender o Desenvolvimento Profissional Docente - DPD como um processo distinto, individualizado, carregado de historicidade, descobertas, crenças, motivação, conhecimento, embates, lutas, saberes, reflexões, formação e autoformação, além disso, atravessado por mudanças na identidade profissional docente, mudanças na prática, deslocamentos de posição no exercício profissional e permeado dos princípios fundantes do pensamento freireano. Todos estes fatores, de forma particularizada, foram fundamentais para a busca da profissionalização docente, e consequentemente, potencializadoras de DPD.