Educação de jovens e adultos nos cursos de licenciatura: itinerários de pesquisa a partir do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9746

Resumo

Resumo: Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, apresenta um estudo do tipo estado do conhecimento, que teve como objetivo central elencar as produções acadêmicas que abordam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de licenciaturas. Para este estudo, foi realizado o mapeamento e a sistematização das pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia utilizada foi do tipo estado do conhecimento, sendo analisada as produções acadêmicas produzidas entre os anos de 2010 e 2022.  Consideramos, a partir desse mapeamento das produções, que existem lacunas no que se refere às discussões sobre a análise de políticas públicas e dos processos de inclusão e exclusão no campo da EJA. Por outro lado, as convergências entre as produções se dão principalmente em torno da valorização da diversidade, da interdisciplinaridade e da participação social. Ressaltarmos que a maioria dos estudos indicou que a formação inicial do professor na licenciatura não é suficiente para preparar este profissional para atuar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Com isso, as pesquisas apontam para a necessidade de valorização e reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos como um campo específico de conhecimento e de atuação profissional, que requer uma formação docente adequada, crítica e reflexiva, bem como uma articulação entre teoria e prática, entre universidade e escola, entre saberes acadêmicos e populares.

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Licenciaturas, Estado do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado (2022) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (2021). Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (GEPEP/UESB/CNPq). Associado e parecerista do GT18 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos; Estado, Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos na América Latina. Estudos Comparados em Educação.

Downloads

Publicado

2025-08-29