Educação de jovens e adultos nos cursos de licenciatura: itinerários de pesquisa a partir do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9746Resumen
Resumo: Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, apresenta um estudo do tipo estado do conhecimento, que teve como objetivo central elencar as produções acadêmicas que abordam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de licenciaturas. Para este estudo, foi realizado o mapeamento e a sistematização das pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia utilizada foi do tipo estado do conhecimento, sendo analisada as produções acadêmicas produzidas entre os anos de 2010 e 2022. Consideramos, a partir desse mapeamento das produções, que existem lacunas no que se refere às discussões sobre a análise de políticas públicas e dos processos de inclusão e exclusão no campo da EJA. Por outro lado, as convergências entre as produções se dão principalmente em torno da valorização da diversidade, da interdisciplinaridade e da participação social. Ressaltarmos que a maioria dos estudos indicou que a formação inicial do professor na licenciatura não é suficiente para preparar este profissional para atuar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Com isso, as pesquisas apontam para a necessidade de valorização e reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos como um campo específico de conhecimento e de atuação profissional, que requer uma formação docente adequada, crítica e reflexiva, bem como uma articulação entre teoria e prática, entre universidade e escola, entre saberes acadêmicos e populares.
Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Formação de professores, Licenciaturas, Estado do Conhecimento.