Entre a formação inicial e continuada: os modelos que regem a formação de professores de Geografia e seus impactos para a atuação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9696

Resumo

Diante de constantes transformações sociais, econômicas, políticas e educacionais, é essencial compreender como o contexto social influencia na formação de professores. Historicamente, essa formação inicial priorizou a transmissão de conteúdos teórico-científicos, com foco bacharelesco, negligenciando em muitos casos o aspecto didático-pedagógico da formação e a conexão entre o espaço de formação e de atuação. Isso resultou em uma gama profissionais com alta carga teórica, mas sem técnicas de ensino adequadas para a atuação profissional. Este estudo, orientado pelo método dialético, analisou os modelos de formação de professores de Geografia nas universidades UEMA e UFMA. Os resultados, obtidos por meio de questionários aplicados a professores e alunos, indicam que o paradigma técnico-conteudista ainda está presente formação inicial e impactam na atuação profissional de professores, evidenciando a inerência da formação continuada dos docentes egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Oliveira Viana, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Geografia licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Especialista em Didática pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); Especialista em ensino remoto e ensino a distancia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); Atuou como professor do programa de formação docente Caminhos do Sertão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão(UEMASUL). Atualmente é professor mediador a distancia nos cursos de formação continuada da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Desenvolve pesquisas acerda da formação de professores e ensino de geografia.

Lucas Silva Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Geografia licenciatura pela Universidade Estadual Maranhão (UEMA). integrante do Grupo de Pesquisa de Geomorfologia e Mapeamento (GEOMAP). (Texto informado pelo autor)

Regina Célia de Castro Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1996),especialização em Magistério Superior pela Universidade Federal do Maranhão (2002), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professora Associada I da Universidade Estadual do Maranhão, professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Foi Coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro(2015-2017) e do Programa Ensinar de Formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão (2017-2022). É Diretora do Centro de Educação, Exatas e Naturais/CECEN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Biogeografia, Teoria da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento e sustentabilidade, formação de professores, território, paisagem.

Downloads

Publicado

2024-12-18