Gamificação na arte-educação: inovação e desafios em escolas públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9490

Resumo

Resumo: Este estudo analisou a implementação da gamificação no ensino de arte-educação em uma escola pública estadual em Mogi das Cruzes, São Paulo, direcionado a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, a investigação objetivou avaliar o potencial da gamificação para promover o engajamento e a apropriação crítica dos conteúdos artísticos, superando as limitações estruturais e de gestão temporal comuns no contexto escolar público. Por meio do desenvolvimento e aplicação de jogos de tabuleiro, como o Arte e Sabedoria, verificou-se que a gamificação favoreceu a interação, o interesse e a reflexão estética dos discentes, alinhando-se às diretrizes das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação contemporânea. Os resultados evidenciaram avanços significativos na motivação e na compreensão dos conceitos artísticos, embora tenha sido constatada a necessidade de ajustes metodológicos para mitigar  os desafios relacionados à escassez de recursos e à organização do tempo em sala de aula. Conclui-se que a gamificação representa uma estratégia pedagógica inovadora e promissora para revitalizar o ensino da arte, contribuindo para a construção de experiências educacionais mais dinâmicas, inclusivas e significativas no século XXI.

Palavras-chaves: Gamificação, arte-educação, ensino fundamental II, escola pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Francysco Rodrigues Cassiano, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Paulista (UNIP) e em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Thiago Cassiano é mestre em Educação (PPGE/UFT) sob a orientação do Prof. Dr. José Damião Trindade Rocha (UFT). Especialista em Educação - Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), orientado pela Prof. Dra. Ana Paula Rodrigues. Associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias) pelo CNPq/UFT, ao Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global (UNILAB/CNPq), e ao Grupo de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (CONAC/UFT-CNPq).Seus estudos concentram-se nas masculinidades pretas afrodiaspóricas, cosmologia africana, educação antirracista, currículo e formação docente, integrados aos estudos práticos-reflexivos em arte, poética e modos de atuação. Paralelamente às suas atividades acadêmicas, Cassiano leciona na educação básica na área de Códigos e Linguagens - Artes e Tecnologia na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.Para contatá-lo, utilize o e-mail thiagocassiano@mail.uft.edu.br ou acesse seu perfil no ORCID: [https://orcid.org/0000-0003-0502-4223](https://orcid.org/0000-0003-0502-4223).

Downloads

Publicado

2025-08-29