Gamificação na arte-educação: inovação e desafios em escolas públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9490Resumen
Resumo: Este estudo analisou a implementação da gamificação no ensino de arte-educação em uma escola pública estadual em Mogi das Cruzes, São Paulo, direcionado a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, a investigação objetivou avaliar o potencial da gamificação para promover o engajamento e a apropriação crítica dos conteúdos artísticos, superando as limitações estruturais e de gestão temporal comuns no contexto escolar público. Por meio do desenvolvimento e aplicação de jogos de tabuleiro, como o Arte e Sabedoria, verificou-se que a gamificação favoreceu a interação, o interesse e a reflexão estética dos discentes, alinhando-se às diretrizes das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação contemporânea. Os resultados evidenciaram avanços significativos na motivação e na compreensão dos conceitos artísticos, embora tenha sido constatada a necessidade de ajustes metodológicos para mitigar os desafios relacionados à escassez de recursos e à organização do tempo em sala de aula. Conclui-se que a gamificação representa uma estratégia pedagógica inovadora e promissora para revitalizar o ensino da arte, contribuindo para a construção de experiências educacionais mais dinâmicas, inclusivas e significativas no século XXI.
Palavras-chaves: Gamificação, arte-educação, ensino fundamental II, escola pública