Formação Docente em Ciências e Neurociências: Análise das Matrizes Curriculares em Campos dos Goytacazes-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9432

Resumo

Resumo: As matrizes curriculares de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas instituições de ensino superior no município de Campos dos Goytacazes-RJ foram analisadas. O objetivo foi examinar a existência de disciplinas com conteúdo de conhecimento neurocientífico.  Foram avaliadas a distribuição das disciplinas, a carga horária e a presença de conteúdos essenciais das neurociências para a formação inicial de professores. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo empregada a análise documental a partir das ementas dos cursos. Os resultados encontrados revelam a ausência de tópicos da neurociência nos cursos de formação de professores de ciências, apesar de existirem disciplinas correlatas e da exigência da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, faz-se necessária a reformulação das matrizes curriculares destes cursos para que os futuros professores tenham acesso ao conhecimento sobre as bases biológicas do cérebro para proporcionar melhorias no ensino e promoção de ambientes de aprendizagem mais profícuos.

Palavras-chaves: Formação Inicial de Professores, Neurociências, Reformulação de Matrizes Curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Batista de Sousa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professor Associado de Filosofia, Laboratório de Cognição e Linguagem, UENF. Doutor em Filosofia (Epistemologia) pela Universität Konstanz, Alemanha, Mestre e Bacharel em Filosofia pela UFRJ. Áreas de pesquisa: Epistemologia Geral, Filosofia e Teoria da Ciência, Neurofilosofia e Filosofia da Neurociência, Filosofia da Física e Psicofísica. Pesquisas sobre a relação cérebro/consciência, natureza da matéria e a fundamentação das Ciências Naturais. Interesses adicionais em Racionalidade Teórica, Filosofia da Linguagem e da Mente, Lógica e Metafísica.

Downloads

Publicado

2025-08-29