Formação Docente em Ciências e Neurociências: Análise das Matrizes Curriculares em Campos dos Goytacazes-RJ
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9432Resumo
Resumo: As matrizes curriculares de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas instituições de ensino superior no município de Campos dos Goytacazes-RJ foram analisadas. O objetivo foi examinar a existência de disciplinas com conteúdo de conhecimento neurocientífico. Foram avaliadas a distribuição das disciplinas, a carga horária e a presença de conteúdos essenciais das neurociências para a formação inicial de professores. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo empregada a análise documental a partir das ementas dos cursos. Os resultados encontrados revelam a ausência de tópicos da neurociência nos cursos de formação de professores de ciências, apesar de existirem disciplinas correlatas e da exigência da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, faz-se necessária a reformulação das matrizes curriculares destes cursos para que os futuros professores tenham acesso ao conhecimento sobre as bases biológicas do cérebro para proporcionar melhorias no ensino e promoção de ambientes de aprendizagem mais profícuos.
Palavras-chaves: Formação Inicial de Professores, Neurociências, Reformulação de Matrizes Curriculares.