Aventura Matemática: oficinas como estratégia de ensino e de aprendizagem em Matemática à vista da Teoria dos Campos Conceituais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.9187Resumo
Este estudo relata como a Teoria dos Campos Conceituais fundamentou a compreensão da aprendizagem Matemática em oficinas pedagógicas conduzidas por mestrandos e uma docente em uma instituição de ensino em Montes Claros, Minas Gerais. A atividade denominada “Aventura Matemática: Rotação pela Terra dos Números e das Formas”, foi realizada com estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais como parte das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Matemática. A teoria foi utilizada para analisar as estratégias dos estudantes, identificando quais invariantes operatórios, isto é, quais teoremas-em-ação e conceitos-em-ação foram mobilizados por esses na realização das atividades. Os resultados indicam que as oficinas incentivaram uma aprendizagem mais engajada e significativa, destacando a importância de estratégias pedagógicas lúdicas e contextualizadas para o ensino de conceitos matemáticos, evidenciando sua relevância no contexto educacional contemporâneo