Atividades investigativas sobre energia termoelétrica no sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8943Resumo
Ensino por investigação se destaca pelo protagonismo dos estudantes na resolução de problemas, promove a autonomia intelectual, a criticidade e o conhecimento científico. Por meio da reflexão e discussão com os colegas, o aluno é instigado a relacionar os conceitos estabelecidos ao seu cotidiano e ao fazer científico. As transformações de energia são processos químicos, físicos e biológicos que podem ser abordados de forma interdisciplinar, e permitem uma gama de enfoques de acordo com a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos, com o conteúdo pedagógico em questão e com o interesse da turma. A partir disso, o presente estudo expõe atividades pautadas no Ensino por investigação, implementadas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental com o tema energia termoelétrica. O estudo teve o objetivo de analisar de que forma as atividades implementadas atendem os alicerces do Ensino por investigação, entre eles: apropriação do problema pelos alunos, busca de informações em diferentes fontes e interação entre os alunos e entre alunos e o professor. Como resultados, a apropriação do problema foi verificada através da participação ativa dos alunos nas atividades, isto é, através da elaboração de hipóteses, discussões e reflexões sobre o problema. Durante as atividades, os alunos consultaram diferentes fontes de informações, como: textos e vídeos, indicados pela professora; livros e sites online, explorados pelos próprios estudantes. Por meio desse processo, reconheceram a importância da pesquisa em diferentes fontes. Além disso, a comunicação entre os envolvidos esteve presente em todas as etapas. Portanto, a partir da análise das transcrições das aulas e da produção dos alunos, observou-se que as atividades realizadas atendem aos critérios propostos.